segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Como usar casca de ovo no jardim

Nunca mais jogue fora as cascas de ovos, pois elas são uma excelente fonte de cálcio para as plantas e utiliza-las no jardim é muito fácil. Reaproveitando esse resíduo orgânico no jardim, nós estaremos reduzindo a quantidade de lixo doméstico produzido, e contribuindo para o desenvolvimento das plantas sem gastar nada a mais por isso. 

O cálcio é extremamente importante para as raízes das plantas, e as raízes por sua vez, tem duas funções fundamentais, que são: o transporte de nutrientes e a fixação da planta no solo. Para aplicar a casca de ovo, o ideal é primeiro lavar as cascas, para retirar qualquer resíduo de ovo que possa atrair insetos, e depois deixar secar na sombra, com elas já bem sequinhas, é possível utilizar em forma de farinha, para isso basta bater no liquidificador, como também quebrada em pedaços.

Casca de ovo para fazer adubo

Se você quer que suas plantas absorvam os nutrientes da casca de ovo de maneira rápida, aplicar em forma de farinha é a melhor opção, pois quanto menores os pedaços, mais fácil é da planta absorver. Aplicando as cascas apenas quebradas também da certo, só que o processo pode ficar um pouco mais lento, já que os pedaços estão maiores. Na foto abaixo, podemos ver como se aplicar a farinha de casca de ovo em um vaso, apesar de cada planta necessitar de quantidades diferentes de cada tipo de nutriente, de uma maneira bem geral, o recomendado é uma colher de chá para vasos pequenos e uma colher de sopa para vasos maiores. 

Adubação com casca de ovo

Mesmo a casca de ovo sendo um excelente adubo para as plantas, ela também deixa o solo um pouco alcalino, e algumas plantas podem não gostar muito dessa condição, como as azaleias por exemplo, então, tenha cuidado com a quantidade que você vai colocar nos vasos de seu jardim. Pode ser utilizada também em hortas, e aplicando apenas quebradas, ajudam a inibir algumas pragas como as lesmas. 

Outra forma de se aplicar a farinha de casca de ovo, é misturando com a terra da parte de cima dos vasos, assim a absorção será ainda mais rápida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário