domingo, 19 de novembro de 2017

Composteira em garrafa pet

As plantas necessitam de um conjunto de fatores em equilíbrio para que elas possam se desenvolver bem e saudáveis. Um fator que pode ser determinante para o crescimento de uma planta é a quantidade de nutrientes disponíveis na terra, sendo assim, é importante realizar a reposição desses nutrientes em nossos vasos, canteiros e jardineiras através da adubação do solo. 

É possível produzir um ótimo adubo para as plantas utilizando apenas resíduos orgânicos de nossa casa, que seriam descartados, por meio da compostagem. Nesse processo a matéria orgânica vai ser degradada por microrganismos formando um excelente composto rico em nutrientes para nossas plantas.

A compostagem pode ser feita dentro de diversos tipos de recipientes diferentes, como potes de sorvete, baldes, caixas de plástico, composteiras próprias e muitos outros materiais. Mas se você não tiver muito espaço em casa para ter uma grande composteira, ou até mesmo se você tiver apenas um jardim de pequeno porte e não precisar de uma quantidade muito grande de adubo, a composteira em garrafa pet é uma boa escolha.

Composteira de garrafa pet

Garrafas pets de qualquer tamanho podem ser usadas na montagem dessa mini composteira, porém, quanto maior a garrafa, mais adubo poderá ser produzido. 

Materiais necessários para montagem

1) Uma garrafa pet.
2) Uma tesoura para cortar a garrafa e fazer os furos na tampa.
3) Um pouco de areia e terra.
4) Restos orgânicos (folhas secas, restos de podas, cascas de legumes, borra de café e etc)
5) Uma rede para fechar a composteira.
 
Resíduos para compostagem

Uma dica muito importante é picar todo o material que você for colocar na composteira, isso vai ajudar a acelerar o processo. Sempre faça sua compostagem com diferentes tipos de resíduos orgânicos, para que seu adubo seja bem rico e para que o processo ocorra em equilíbrio. 

Composteira com os resíduos
    
Eu costumo misturar todos os resíduos em um pote antes de colocar na composteira, mas tem muita gente que coloca em camadas. Mantenha todo o material úmido e semanalmente com o auxílio de uma pequena pá, revire o composto, isso vai permitir a entrada de ar e também vai ajudar a acelerar o processo que em média leva cerca de 3 meses. 

A sua composteira de garrafa pet deve ser mantida em local que não pegue sol e nem chuva, a degradação da matéria orgânica não vai gerar mau cheiro, caso isso ocorra, é sinal que seu processo esta em desequilíbrio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário