segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Como fazer compostagem direto no solo

Produzir adubo em casa com uma composteira é uma excelente forma de reaproveitar os restos orgânicos que iriam para o lixo, e com isso, reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, mas chega um momento que a composteira já esta completamente cheia, e para não jogar esse preciso material no lixo, precisamos de outras alternativas de destino final para os restos orgânicos.

Para quem tem espaço no solo, ou até mesmo dentro de um canteiro grande, é possível cavar um buraco na terra e enterrar todo o material orgânico (folhas, cascas de legumes e etc). Mas assim como na composteira, alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar insetos e para acelerar o processo. 
    
Visando acelerar o processo, independente do que estiver sendo colocado, é importante picar todo o material, quanto menores forem os pedaços melhor, então cascas de legumes, folhas secas e etc, devem sempre ser picados, até mesmo para facilitar na hora de colocar todo o material dentro da cova. As outras duas dicas para obter o adubo mais rápido são manter o local sempre úmido e buscar o equilíbrio da relação carbono e nitrogênio. Na foto abaixo temos um exemplo de como o processo deve ser feito, com a cova já pronta e os restos orgânicos dentro. 
    
Restos orgânicos na cova

Já para evitar que insetos sejam atraídos pelas cascas de legumes e frutas, é importante colocar algo para cobrir o composto, podendo ser até mesmo uma camada de terra. Caso você queira estar sempre revolvendo o material, que também é uma forma de acelerar o processo permitindo maior entrada de ar, essa camada de terra pode ser bem fina. Na foto abaixo, um exemplo de como fica o processo de compostagem direto no solo. 

Restos orgânicos cobertos com terra

Pelas minhas experiências, esse processo costuma ocorrer de forma mais rápida do que a compostagem comum, pois no solo as principais responsáveis pela decomposição da matéria orgânica vão ser as minhocas, e se o composto estiver em equilíbrio e sempre bem úmido, muitas minhocas serão atraídas.

Vale muito apena utilizar esse método, principalmente se você tiver uma quantidade muito grande de resíduos orgânicos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário