sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Dicas para acelerar a compostagem

A compostagem é a melhor forma de se reaproveitar os restos orgânicos e fazer um ótimo adubo rico em nutrientes para as plantas de nossos jardins. O processo costuma levar em média de 3 a 4 meses se estiver nas condições ideais, mas existem algumas dicas que podem ajudar a acelerar um pouco a produção desse adubo orgânico. 

Primeiramente precisamos de uma composteira, existem diversas formas de se montar uma composteira em casa, as mais comuns são utilizando potes de sorvetes, baldes, garrafas pets e etc. Independente do que vá ser usado, o importante é que sejam 2 recipientes, um para armazenar os restos orgânicos e o outro para a coleta do chorume, que é o líquido que sai do processo de decomposição da matéria orgânica. Na foto abaixo, reaproveitei um gaveteiro de plástico para montar minha composteira, ele seria jogado fora pois o primeiro andar quebrou, então tive a ideia de produzir adubo nele através da compostagem. 

Resíduos orgânicos e composteira

Os responsáveis pela decomposição de todo material orgânico dentro da composteira são os microrganismos, e para facilitar o trabalho deles e acelerar a produção do adubo, existem 4 dicas que considero muito importantes: 

1) Picar bem todo o material que vai para a composteira, quanto menores os pedaços, melhor será.
2) Manter todo o material sempre úmido, nunca deixar secar completamente, mas também não encharcar. 
3) Equilíbrio da relação carbono e nitrogênio, essa pode ser a etapa que mais causa confusão, então uma forma mais fácil de entender seria: os materiais frescos são ricos em nitrogênio e os secos em carbono, o ideal é sempre ter mais materiais secos do que úmidos na composteira, em uma proporção média de 70% de restos orgânicos secos e 30% de restos orgânicos úmidos. 
4) Estar sempre mexendo todo o material, para permitir a entrada de ar, que também é um elemento fundamental para o processo de compostagem. Revirar o material uma vez por semana já ajuda muito.

Material orgânico para a composteira

O que colocar na composteira?

Borra de café, restos de podas, folhas secas, casca de ovo, cascas de legumes e da maioria das frutas (evitar cascas de frutas cítricas). 

Os restos orgânicos que mais costumo usar são: casca de banana, casca de batata, borra de café, casca de cenoura, casca de ovo e folhas secas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário