quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Como produzir novas mudas de Samambaia

A Samambaia é uma planta fácil de se cuidar, mas devemos ter atenção a alguns detalhes, como por exemplo não deixar a planta exposta ao sol direto e em locais de muito vento. 

Para que essa planta se desenvolva bem, é importante usar uma terra rica em matéria orgânica no plantio inicial, e fazer adubações periódicas. É preciso estar sempre podando os galhos velhos e mal desenvolvidos para manter a planta esteticamente bonita e se desenvolvendo, porém, mesmo com todos os cuidados básicos, vai ter um momento que as raízes dessa planta vão começar a se embolar dentro do vaso, e o replantio será necessário.

Se sua samambaia parou de se desenvolver e não esta muito bonita, verifique se a planta já tomou todo o espaço possível do vaso e principalmente se há raízes na superfície, como na foto abaixo. O replantio deve ser feito pois nessas condições a planta não consegue se desenvolver de forma saudável.

Samambaia com muitas raízes

E essa é uma ótima oportunidade para se fazer mudas dessa planta através da divisão de touceiras, para isso, utilize de preferencia uma tesoura de jardim para dividir a planta em várias partes, sempre busque os galhos mais verdes e com o máximo de raízes possíveis. 

Retirando mudas da planta

O excesso de raízes do vaso e os galhos secos podem ser picados e colocados em uma composteira, as mudas que forem separadas devem ser plantadas de volta no vaso ou em outros locais. Lembre-se de utilizar uma terra bem adubada, e principalmente de manter o solo úmido nas primeiras semanas após o replantio, que é quando a muda esta se adaptando. 

Replantio das mudas

Vale a pena ter samambaias no jardim, elas ficam muito bem em vasos suspensos e podem ser cultivadas em ambientes internos, já que não gostam de sol direto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário