quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Entenda o que é a estaquia

A estaquia é um método de reprodução de plantas através do plantio de estacas, é uma das formas mais comuns e fáceis de se fazer mudas. Apesar de simples de ser feita, alguns cuidados básicos precisam ser tomados para se fazer a estaquia.

A maior vantagem desse processo, é que é possível obter uma nova planta com as mesmas características da planta mãe, sendo assim, na hora de fazer a estaquia, escolha plantas saudáveis e bem desenvolvidas, e caso vá fazer a estaquia de frutíferas por exemplo, procure as árvores que já estejam gerando frutos, pois dessa maneira a nova planta gerada também poderá produzir frutos mais rapidamente. 

Existem muitas plantas que podem ser reproduzidas por esse processo, como por exemplo a Onze-horas, a Planta Caricata, a Pleomele, as Roseiras, entre outras. Os galhos selecionados para a estaquia devem estar saudáveis, se a planta estiver com algum tipo de praga ou doença, primeiramente faça o tratamento dela antes de realizar esse processo. 

O tamanho do galho vai variar de acordo com o tamanho da planta, por exemplo, a Onze-horas é uma planta de pequeno porte, galhos de menos de 10 cm servem tranquilamente para o processo, já para plantas maiores como a Planta Caricata, é bom que as estacas sejam um pouco maiores. 
   
Abaixo algumas dicas para se ter sucesso na estaquia:

1) Utilize galhos saudáveis, que apresentem novas folhas.
2) Após cortar o galho, retire a maior parte das folhas, deixando apenas uma ou duas.
3) Plante o galho selecionado em um recipiente com terra adubada.
4) Mantenha o solo onde estão suas estacas sempre úmido.
5) Mantenha suas estacas longe do sol direto.

Para saber se as raízes já estão se desenvolvendo é muito simples, verifique se há folhas novas brotando na estaca, mas cuidado, isso não significa que você já tem uma muda pronta para plantar, apenas que o processo esta caminhando bem. O tempo de desenvolvimento do sistema radicular vai variar para cada planta, sendo assim, vale acompanhar o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário