Fazer a montagem de um vaso de plantas não é uma tarefa difícil, mas é preciso ter atenção a alguns detalhes para que a planta que será cultivada não tenha problemas para se desenvolver.
Independente do tamanho ou do formato do vaso, o processo de montagem deve ser o mesmo. É possível utilizar diferentes tipos de materiais para montar o sistema de drenagem, sendo essa a etapa mais importante.
Existem 4 etapas básicas para a montagem de um vaso:
1) Sistema de drenagem
Primeiramente devemos observar se o vaso já tem os furos no fundo, jardineiras e vasos de plástico costumam vir com as marcas para que nós mesmos façamos os furos, já os vasos maiores como por exemplo os de barro, normalmente tem um furo maior no centro.
Com os furos feitos, a primeira etapa é montar o sistema de drenagem, é comum utilizar argila expandida e manta bidim, mas existem outros materiais mais baratos que podem substituir esses dois, como por exemplo brita de obra e um pedaço de tecido (que permita a passagem da água com facilidade). Veja com mais detalhes como montar o sistema de drenagem no vídeo abaixo.
2) Adicionar a terra
A segunda etapa é adicionar a terra. De uma forma geral procure utilizar terras bem adubadas, ricas em matéria orgânica, dessa maneira a planta poderá se desenvolver muito melhor.
Tenha cuidado ao colocar a primeira camada de terra para não tirar a manta de drenagem do lugar e assim acabar permitindo a passagem de terra pelos furos do vaso.
3) Plantar
Lembre de deixar um espaço sem terra no vaso para que a planta escolhida seja plantada. Coloque a muda com cuidado no vaso e vá adicionando terra em volta para ajudar na fixação, apertar levemente a terra também é uma dica boa para ajudar a fixar a muda no solo. Depois é só ir completando o restante do vaso com terra.
4) Decoração
Não é de extrema importância como o sistema de drenagem, mas além de deixar o vaso muito bonito, ajuda a proteger a terra. Muitos materiais também podem ser usados para fazer a decoração da superfície do vaso, como a própria argila expandida, pedras, cascas de pinus entre outros, basta usar a criatividade e decorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário