domingo, 14 de outubro de 2018

Plantas para vasos suspensos

Os vasos suspensos são uma excelente opção para quem não tem muito espaço disponível no chão. Existem algumas espécies de plantas que são ótimas para esses vasos.

As opções de plantas para vasos suspensos são muitas, mas citarei 6 que tenho no meu jardim e darei uma dica rápida de cultivo de cada uma delas também.

1) Lambari 

Planta muito usada também para forração de jardins, por conta de sua bela folhagem e seu rápido crescimento. Deve ser regada regularmente. 

2) Dólar 

Essa planta aprecia locais de meia sombra e deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica. 

3) Dinheiro-em-penca 

Deve ser cultivada a meia sombra e o solo deve ser mantido sempre úmido.

4) Peperômia-filodendro

Apresenta uma folhagem muito ornamental e deve ser cultivada a meia sombra.

5) Samambaia-Jamaica

Planta muito ornamental, deve ser cultivada a meia sombra e receber regas regulares.

6) Aspargo-Alfinete

Deve ser cultivada em solo bem adubado e receber regas regulares.


domingo, 7 de outubro de 2018

Manutenção do jardim

A manutenção do jardim é extremamente importante para manter as plantas bonitas e saudáveis. Periodicamente é necessário realizar podas, limpezas, adubações e replantios.

1) Podas

São fundamentais para o desenvolvimento das plantas. Devem ser feitas para controlar seu crescimento, para ajudar no seu desenvolvimento ou até mesmo para retirar galhos doentes que podem prejudicar sua saúde.  

2) Limpeza

A limpeza é basicamente a retirada de folhas, galhos e outros tipos de restos que podem ficar por cima de vasos e jardineiras. Esses restos podem ser colocados em uma composteira para virar adubo para as plantas.

3) Adubações

Cada planta tem uma necessidade diferente, algumas precisam de mais nutrientes que outras. As adubações ajudam a manter o solo com os nutrientes que são fundamentais para o crescimento das plantas. 

4) Replantio

Quando uma planta para de se desenvolver, pode ser necessário retira-la do vaso ou jardineira, realizar uma poda drástica em seus galhos e raízes, depois replanta-la novamente utilizando terra adubada. Esse trabalho pode salvar uma planta.