domingo, 27 de setembro de 2020

Sistema de rega para horta

Um sistema de rega apresenta muitas vantagens para nossos cultivos, sendo uma das principais o controle da quantidade de água que oferecemos as plantas.

O material que utilizei para a montagem do sistema de rega gota a gota na minha horta foi:

- Tubo 4 mm.
- 3 cruzetas e 1 T para ligação dos tubos.
- 8 gotejadores.
- 9 estacas de fixação.
- 2 peças de ligação para tubo 4 mm com mangueira de jardim.

Material para a montagem

A conexão das peças é feita por encaixe, não é necessário utilizar nenhum tipo de cola para prender os gotejadores ou as peças de ligação dos tubos. Desmontar o sistema também é muito simples, sendo possível trocar gotejadores de lugar ou aumentar o sistema adicionando mais gotejadores.

Antes de começar a montagem o ideal é medir e anotar em um papel onde ficará cada gotejador, cortar o tubo é fácil, basta utilizar uma tesoura, mas para não cometer erros e perder material atoa, é bom criar um projeto e usar o mesmo como guia, ainda assim, alguns ajustes sempre são precisos. 

Tubo e gotejadores

As estacas são muito importantes para fixar os gotejadores e os tubos no solo, outro ponto que podemos destacar, é que não é preciso ter um gotejador para cada planta, um mesmo gotejador pode regar 2 ou até 3 plantas, para isso, podemos regular os mesmos para que soltem mais ou menos água.

Ajustes quase sempre serão necessários, seja por que um tubo ficou curto ou um gotejador ficou muito longe da planta que ele deveria regar, mas o resultado final é muito prazeroso, um sistema de irrigação que vai ajudar no desenvolvimento de nossas plantas.

Sistema de rega por gotejamento


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Como cultivar a Manjerona

A manjerona é excelente para pequenas hortas, pois pode ser cultivada em vasos e floreiras. É muito apreciada na culinária, então vale a pena ter essa planta na horta.

O plantio da manjerona por sementes pode ser feito em sementeiras ou diretamente no local definitivo. A germinação costuma demorar um pouco, podendo levar mais de 2 semanas para as primeiras sementes brotarem.

O solo ideal para cultivo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. É fundamental receber luz solar direta, para que a planta tenha mais aroma e sabor, quanto mais sol melhor para seu desenvolvimento, mas com cerca de 4 horas de sol direto já é possível ter um bom cultivo dessa planta.

As regas devem ser feitas de forma que o substrato fique levemente úmido, uma dica para manter o solo úmido é colocar uma camada de folhas secas por cima da terra, isso também vai ajudar a inibir o crescimento de ervas daninhas.

Pode ser cultivada com outras plantas, mas é preciso ter atenção pois ela se espalha bastante, podendo assim invadir o espaço dos outros cultivos. Quando cultivada nas condições ideais pode chegar aos 60 cm de altura, e a colheita pode ser feita cerca de 60 dias após o plantio. A manjerona raramente é atacada por pragas. 

Manjerona na horta


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

3 cuidados para ter os Gerânios sempre com flores

Os Gerânios são plantas lindas que se destacam com muita facilidade no jardim por conta de suas belas flores. Podem ser cultivadas em vasos, canteiros ou jardins verticais. São de fácil cultivo, mas existem 3 cuidados básicos que precisamos ter para que essa planta esteja sempre produzindo flores. 

Floração do Gerânio 

1) Podas de limpeza

É muito importante realizar podas de limpeza nessa planta, devemos sempre retirar galhos mal desenvolvidos, folhas secas e flores velhas. Isso vai estimular o desenvolvimento da planta e a produção de novas flores.

2) Luz

Fundamental que o Gerânio receba sol diretamente, pelo menos por algumas horas. Pelas minhas experiências, 4 horas de sol já é o suficiente. Quanto mais sol, maior atenção as regas é preciso, essa planta não gosta de solos encharcados, manter o substrato levemente úmido é o ideal. 

3) Adubação

Aprecia solos ricos em nutrientes, devemos plantar em um substrato rico em matéria orgânica para seu desenvolvimento inicial e fazer adubações periódicas. Existem adubos líquidos que podem ser encontrados facilmente em casas de jardinagem que são fáceis de aplicar e muito eficientes. Podemos também renovar o substrato dos canteiros e vasos adicionando terra nova, oferecendo assim mais nutrientes para as plantas.