sábado, 30 de outubro de 2021

Tradescantia Zebrina em vaso suspenso

Seja em pequenos vasos dentro de casa ou como planta de forração no jardim, a tradescantia zebrina sempre se destaca por conta de sua bela folhagem. Uma das melhores maneiras de cultivar essa planta é em vasos suspensos e jardins verticais, conforme seus galhos vão crescendo, eles caem para fora do vaso formando uma cortina de folhas muito ornamental.

Não precisamos de vasos grandes para cultivar essa planta, mas é claro que quanto mais espaço melhor. Um substrato rico em matéria orgânica é fundamental. Regas moderadas para manter o solo levemente úmido são o suficiente. O vaso pode ficar em um local que receba sol direto ou em local de meia sombra.

Ela se espalha com bastante facilidade, então se for plantada em um jardim vertical com outras plantas, é preciso ter atenção para que ela não prejudique o desenvolvimento das outras plantas.

Lambari em vaso suspenso na varanda

Não é preciso muitas mudas para ter um vaso cheio, seus galhos vão crescendo para todos os lados e em pouco tempo a planta já estará ocupando todo o vaso. Uma dica é guiar o crescimento dos galhos por cima do vaso nas primeiras semanas, assim a planta vai ocupar rapidamente todo o vaso.

As podas são fundamentais para estimular seu crescimento, e ao fazer as podas, podemos aproveitar os galhos cortados para replantar em espaços vazios do vaso ou do jardim vertical, pois essa planta se multiplica facilmente pela estaquia de galhos.


sábado, 9 de outubro de 2021

Como produzir mudas de Alecrim

O alecrim apresenta folhas finas que além de serem utilizadas como tempero também são muito ornamentais. Pode facilmente ser cultivado em vasos de tamanho médio ou grande, em jardineiras e diretamente no solo.

O melhor processo para produzir uma nova muda de alecrim é pela estaquia de galhos. Para isso devemos selecionar galhos de aproximadamente 15 cm e plantar em terra adubada e de fácil drenagem. A terra que utilizo para produzir mudas é a mesma que utilizo para o cultivo. Para produzir mudas dessa forma, também é fundamental escolher galhos saudáveis.

Os galhos com a base mais escura costumam enraizar com mais  facilidade. Retire as folhas da base da estaca, deixando apenas as folhas mais novas na ponta e depois enterre a parte sem folhas no solo.

Galhos de Alecrim para fazer mudas

Plantio da estaca

Depois de plantadas devemos colocar as estacas em local com bastante claridade, podendo até receber um pouco de sol do inicio da manha ou do final da tarde. Em cerca de 1 mês mais ou menos já é possível ter estacas com raízes. Importante manter o solo levemente úmido durante todo o processo.

Alecrim plantado no vaso 

Podemos produzir mudas do alecrim através do plantio das sementes também, mas existem duas desvantagens em plantar através das sementes, a primeira é que dificilmente vamos encontrar poucas sementes para comprar, e para uma horta caseira, normalmente, não precisamos ter várias mudas de alecrim. A segunda é que as sementes demoram muito a germinar.

Se você não tiver como conseguir alguns galhos com alguém que já tenha um alecrim desenvolvido, também é possível comprar uma muda em lojas de jardinagem e produzir novas mudas através dela.