sábado, 27 de novembro de 2021

20 mudas de Tradescantia Zebrina

A Tradescantia Zebrina é uma das plantas mais fáceis de se produzir mudas através da estaquia de galhos. De uma única planta é possível fazer muitas mudas novas.

Gosto bastante de cultivar essa planta em vasos suspensos, seu desenvolvimento é rápido quando esta nas condições ideais, e por conta disso, podas para controle de crescimento são necessárias. E é durante as podas que conseguimos as estacas para produzir as novas mudas. Essa planta é perfeita para quem esta aprendendo a produzir novas mudas pelo método da estaquia.   

Tradescantia Zebrina em vaso

Estacas para plantio

Cortei galhos saudáveis e bem desenvolvidos, não tente fazer a estaquia com galhos velhos ou com pragas. Já fiz também a limpeza das folhas da base das estacas. Agora temos que enterrar a parte da estaca que não tem folhas e apertar levemente em volta para fixar as estacas no solo. 

Tenho 20 estacas prontas para serem plantadas, se todas essas estacas virarem novas mudas, é possível montar um pequeno jardim vertical ou construir um pequeno canteiro.

Mudas plantadas

Nesse local as mudas vão receber apenas o sol do final da tarde. Costumo fazer uma rega generosa logo após o plantio das estacas, depois basta manter o solo úmido durante todo o processo. Elas ficarão aqui de forma temporária, quando novas folhas começarem a surgir é porque as raízes estão se desenvolvendo, então já poderei replantar a muda em outro lugar.

Apesar de ser fácil de gerar uma nova muda pelas estacas, plante sempre estacas a mais. Ou seja, se você deseja produzir 3 mudas novas para cultivar em um vaso, plante 5 estacas. Assim se 1 ou 2 estacas acabarem não desenvolvendo raízes, ainda será possível ter as mudas para cultivar no novo vaso.


sábado, 13 de novembro de 2021

5 dicas para o Coentro crescer mais rápido

Para quem esta começando uma horta em casa o coentro é uma excelente opção, não é preciso muito espaço e seu cultivo não é difícil. Essas 5 dicas vão ajudar no crescimento da planta, mas não se esqueça também, que precisamos cultivar o coentro em um local que receba sol direto. 

1) Podemos produzir as mudas em sementeiras, mas o ideal é plantar as sementes diretamente no local definitivo. Ao replantar a muda de coentro, a planta vai precisar se adaptar ao novo local, o que pode atrasar o seu crescimento. Essa planta, geralmente, não gosta muito de replantios.

2) Selecione as melhores mudas quando as sementes começarem a germinar, esse trabalho pode ser realizado na segunda semana após germinação, assim já é possível observar quais as mudas que parecem estar mais saudáveis e fortes. E normalmente, são essas as mudas que vão crescer mais rápido também.

Folhas do Coentro

3) Não deixe plantas invasoras se desenvolverem perto do coentro, elas vão dificultar o seu crescimento pois vão disputar espaço e nutrientes. Utilizar uma camada de folhas secas por cima da terra é uma boa forma de evitar as plantas invasoras.

4) As podas são fundamentais para o crescimento dessa planta, corte sempre as folhas mais antigas e maiores, essa é uma excelente forma de estimular a produção de novas folhas. Ou seja, colher folhas do coentro, vai ajudar a planta a produzir novas folhas para futuras colheitas.

5) Regas controladas, nas primeiras semanas precisa de regas mais frequentes, depois que as sementes germinarem e a planta já começar a se desenvolver, manter o solo úmido é o suficiente. O excesso de água no solo pode prejudicar o crescimento do coentro, então para cultivar essa planta utilize também um substrato de fácil drenagem.