quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Limpeza de plantas invasoras

As plantas invasoras se desenvolvem rapidamente, por isso é importante estar sempre fazendo a manutenção do jardim. Quanto mais tempo deixarmos essas plantas se desenvolverem e se espalharem, mais difícil será para retirá-las depois.  

Em um serviço de limpeza de terreno/jardim, a primeira coisa que costumo fazer, utilizando um facão e uma tesoura de poda, é podar as plantas maiores, assim consigo ter uma visão melhor do que precisa ser feito. Em serviços como esse é importante o uso de equipamentos de proteção, como por exemplo botas e luvas.

Terreno com plantas invasoras

Com a enxada, faço a retirada das raízes das plantas invasoras, essa é a parte mais difícil e mais cansativa do trabalho. E quanto maiores as plantas invasoras, maiores e mais profundas vão estar as raízes, então é preciso cavar bem fundo para tentar retirar o máximo possível das raízes.

Depois das podas com a tesoura e o facão e de soltar as raízes com a enxada, para juntar todo o material, utilizar um ancinho é uma boa opção. Um carrinho de mão também pode ser extremamente útil para retirar os resíduos do local.

Limpeza dos resíduos

Com os resíduos retirados, podemos nivelar o terreno e aproveitar para retirar pedras e raízes que ainda possam estar pelo solo e que podem atrapalhar a construção de um jardim.

Mesmo retirando as plantas invasoras com o máximo de raízes, é normal que elas voltem a crescer depois de algum tempo, principalmente após períodos de chuva. O ideal é já fazer a retirada assim que elas começarem a se desenvolver, é mais fácil e dessa forma não deixamos que elas se espalhem. 

Existem algumas formas de evitar o crescimento dessas plantas, como por exemplo usar uma malha anti ervas ou colocar uma camada de folhas secas por cima do solo. O importante é não perder o controle para que não seja preciso realizar grandes intervenções depois, seja no terreno ou no jardim.

Terreno limpo