Essa é uma das suculentas mais fáceis de se cultivar e para fazer mudas dela também não é difícil. Uma das formas é utilizando suas folhas, se quebrarmos uma folha e encostarmos a folha na terra, é possível gerar uma nova muda da planta.
Muitas vezes, quando uma folha ou outra acaba quebrando, eu coloco ela de volta no vaso, algumas se transformam em novas mudas e outras não. Mas quando quero realmente produzir novas mudas, eu faço pela estaquia de galhos.
O ideal é já ter uma planta grande para esse processo. Com um galho de 8 a 10 cm quebramos as folhas da base, podemos deixar mais ou menos metade do galho com folhas e a outra metade sem. Depois plantamos toda a parte do galho que esta sem folhas em um substrato de fácil drenagem.
Em seguida devemos fazer uma rega, pode molhar as folhas nessa primeira rega, mas nos outros dias realize as regas diretamente no solo, manter o solo levemente úmido é importante nesse processo.
Mudas plantadas |
Em boas condições as raízes crescem rapidamente. Lembrando que é fundamental ter mudas com raízes bem desenvolvidas
para que o replantio seja feito com sucesso.
Costumo deixar as mudas em local que recebe sol diretamente nas primeiras semanas, mas não é sol forte, as mudas recebem apenas o sol da manhã. Conforme o tempo vai passando, se as mudas estiverem bem, podemos ir aumentando a exposição solar.