1) Plantio
Plantar as sementes em uma sementeira é o ideal, elas costumam germinar em aproximadamente 7 dias, a sementeira deve ser mantida em um local com bastante claridade, pegar um pouco do sol da manhã ou do final da tarde não é um problema, mas não deixe a sementeira exposta ao sol direto nas horas mais quentes do dia.
O substrato deve ser mantido levemente úmido durante todo o processo de germinação. Plante mais sementes do que mudas que você deseja cultivar, ou seja, se você quer cinco mudas, tem que semear cerca de 10 sementes. Quando as mudas começarem a germinar você deverá escolher as mais saudáveis e com melhor desenvolvimento para replantar na horta, descarte as mudas pouco desenvolvidas com caules frágeis ou folhas manchadas.
O replantio para o local definitivo é feito quando as mudas apresentam cerca de 8 cm de altura. Com aproximadamente um mês de cultivo as mudas já estarão com cerca de 20 a 25 cm de altura, e depois de uns 50 dias, já é possível realizar a colheita de algumas folhas, mas é com cerca de 70 dias que de fato será possível colher folhas grandes.
2) Colheita
O melhor horário para colheita são as primeiras horas do dia quando ainda não temos sol forte nas couves. A colheita é feita com auxílio de uma tesoura, basta cortar as folhas. A couve vai continuar crescendo e produzindo novas folhas durante um bom período, porém é importante destacar, que fatores como clima e local de plantio podem ter uma influência significativa no desenvolvimento e na produtividade de novas folhas. Caso as folhas não sejam usadas logo após a colheita, para manter a qualidade das folhas, devemos lavá-las, esperar secar completamente e armazenar na geladeira.
3) Benefícios
A couve é muito nutritiva e oferece diversos benefícios para nossa saúde. É fonte de nutrientes essenciais, como por exemplo vitaminas do complexo C e B que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, aumentando assim as defesas do organismo.
Pode ser incluída em dietas para perda de peso pois possui poucas calorias, também é uma boa fonte de fibras alimentares. De uma forma geral é considerada uma boa opção de alimento para quem procura uma dieta com baixo índice glicêmico e para quem deseja controlar os níveis de açúcar no sangue.
Incluir a couve em uma dieta equilibrada e variada, pode trazer muitos outros benefícios, porém lembre-se de sempre procurar orientações antes de adicionar qualquer alimento na sua dieta com o objetivos específicos.
4) Uso na culinária
Na cozinha as folhas da couve podem ser usadas de diferentes maneiras, mas sem dúvida uma das formas mais comuns é fazer couve refogada, pois é fácil e simples de fazer, couve refogada com alho pode ser uma boa opção de prato para acompanhar o arroz e o feijão no almoço de fim de semana.
Suas folhas também podem ser utilizadas em saladas, misturando com outros ingredientes como tomates cortados, cenouras raladas entre outros. Podem ser cortadas em pedaços e adicionadas na sopa, oferecendo mais nutrientes e sabor.
Na culinária portuguesa, a Couve Galega Lisa é muito utilizada, sendo o ingrediente mais importante no famoso caldo verde.