terça-feira, 10 de setembro de 2024

3 dicas sobre o uso da grama artificial em vasos

Além de sua função ornamental, deixando qualquer jardim mais colorido e bonito, a grama artificial pode ter outras utilidades quando usada em vasos, principalmente em relação a proteção do substrato.

Grama artificial em vaso

1) Proteção contra plantas invasoras

Uma das formas de proteger a terra, é evitar o crescimento das plantas invasoras, e a grama artificial consegue fazer esse trabalho. Ela funciona como uma barreira física que impede o crescimento dessas plantas, reduzindo a necessidade de manutenção. Então de certa forma ela faz a mesma função que faria as cascas de pinheiro ou até mesmo uma malha anti ervas.

2) Protege o substrato

Se o vaso está exposto ao vento ou à chuva, a grama artificial pode ajudar a manter o substrato no lugar, evitando que ele seja removido pela ação do vento ou carregado pela água. Além disso, ajuda a regular a temperatura do solo, evitando por exemplo, o aquecimento excessivo em dias quentes.

3) Reduz a evaporação

Ao cobrir o solo com a grama artificial, ela pode ajudar a reter a umidade, diminuindo a evaporação. Isso mantém o solo úmido por mais tempo, o que pode ser muito bom para diversas plantas, além de reduzir a frequência de regas.


domingo, 1 de setembro de 2024

Hortelã - Dicas de cultivo, Melhor método para produzir mudas e Como fazer o chá

1) Dicas de cultivo

A hortelã é sem dúvida uma das plantas mais simples de cultivar, é resistente à falta de água mas também consegue resistir caso haja água em excesso no solo. Por ter uma bela folhagem, muitas vezes a hortelã é cultivada como planta ornamental. O local de cultivo deve receber sol, a planta precisa de pelo menos 4 horas de sol direto. Quanto as regas, manter o solo levemente úmido é o suficiente, em locais de muito calor pode ser preciso realizar mais regas. Um substrato rico em matéria orgânica é importante. O ideal é cultivar a hortelã sozinha pois ela se espalha muito e pode invadir o espaço de outras plantas. 

2) Melhor método para produzir mudas

Para fazer mudas a estaquia é o melhor método, devemos escolher galhos saudáveis entre 7 até no máximo os 12 cm para esse processo. Procure galhos que apresentem brotações, pois essas novas brotações vão ganhar mais força com a poda do galho principal. A grande dica é colocar os galhos em um copo com água para que eles criem raízes primeiro, retire as folhas da base do galho, apenas o galho deve ficar debaixo d'água, sem as folhas. Troque a água a cada dois dias até que as raízes apareçam, não deixe o copo em local de sol direto.

3) Como fazer o chá

Para fazer o chá só vamos precisar das folhas, dependendo do tamanho das folhas a quantidade pode variar, mas normalmente de 6 a 8 folhas para 200 ml de água é o suficiente. Devemos colocar a água para ferver e depois misturar as folhas e a água em um copo. Tapar o copo e esperar por uns 10 minutos mais ou menos, depois é só coar para retirar as folhas e o chá está pronto.