As orquídeas são plantas que apresentam flores incríveis. Com diferentes formas, cores e tamanhos as orquídeas a cada ano conquistam mais pessoas, e por conta de sua grande variedade atualmente existem muitos colecionadores dessas plantas.
Cada espécie tem sua particularidade, então é preciso estudar bastante o local onde as plantas serão cultivadas de forma que o ambiente seja o mais adequado possível para seu desenvolvimento saudável.
Mas de maneira geral, existem 3 dicas que podem ajudar no cultivo das orquídeas:
1) Drenagem
As orquídeas não gostam de solos encharcados, algumas espécies apreciam um pouco mais de água do que outras, mas uma quantidade excessiva de água no solo pode apodrecer as suas raízes e matar a planta, sendo inclusive esse um dos principais erros cometidos por quem esta começando a cultivar essas plantas.
Na montagem do vaso é importante fazer um bom sistema de drenagem, lembre-se de fazer os furos e adicionar pedras. A drenagem do excesso de água pode ser um fator determinante no sucesso do cultivo das orquídeas.
2) Adubação
Para que estejam sempre produzindo flores, a adubação é fundamental. A melhor maneira de adubar as orquídeas é pelas folhas, para isso, utilize um adubo líquido e com um borrifador aplique por toda a planta, suas folhas absorvem os nutrientes com mais eficiência do que as raízes.
3) Luminosidade
As orquídeas precisam de luz para se desenvolver, sendo a meia sombra o ambiente ideal para a maioria das espécies. O sol direto pode queimar suas folhas, mas receber os primeiros raios solares do dia, que costumam ser mais fracos, não fará mal.
Suas flores se destacam em qualquer lugar que estiverem, seja no galho de uma árvore ou em um jardim vertical. Abaixo flores de uma Orquídea Denphal Rosa.
|
Flor da Orquídea |
|
Orquídea no suporte |