domingo, 23 de dezembro de 2018

5 ideias para decorar os vasos no jardim

As plantas com suas folhagens e suas flores já são uma excelente forma de deixar o jardim mais bonito, mas para deixar a decoração ainda mais legal é possível utilizar pedras, cascas e até mesmo argila expandida por cima da terra dos vasos, canteiros e jardineiras, dando um toque diferente ao jardim.

Uma outra vantagem de usar esses materiais para decorar o jardim, é que eles ajudam na proteção do solo, mantendo a umidade e evitando a germinação de ervas daninhas. Veja abaixo 5 formas para decorar os vasos no jardim. 

Pedrinhas brancas

Pedras

Argila expandida 

Cascas de pinus

Pedras brancas


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Como produzir mudas da Samambaia Jamaica

A Samambaia Jamaica é uma planta de folhagem ornamental que fica muito bonita quando cultivada em jardins verticais e vasos pendentes. 

Essa é uma planta que se desenvolve com maior facilidade na forma horizontal, e dessa maneira, ela vai gerando novos galhos dos quais novas folhas brotam. Esses galhos enraízam quando encostam na terra, deixando a planta ainda mais forte e dando sequência ao seu desenvolvimento, preenchendo todo o vaso com sua bela folhagem. 

A melhor forma de produzir novas mudas da Samambaia Jamaica é selecionando um galho desses já enraizado e com folhagem saudável. Após fazer a retirada do galho, o ideal é planta-lo em um recipiente com terra adubada por pelo menos um mês, para que a muda ganhe força e se desenvolva um pouco.

Galhos com raízes

Plantio em terra adubada

É importante manter as mudas em local a meia sombra e regar de forma que a terra fique apenas úmida, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a jovem muda. 


domingo, 18 de novembro de 2018

Samambaia-Jamaica

A Samambaia-Jamaica é uma excelente planta para se cultivar em jardins verticais e vasos suspensos.

Deve ser cultivada a meia sombra e em solo bem adubado, as regas precisam ser realizadas com maior frequência nos meses mais quentes, mantendo a terra úmida, mas nunca encharcada. É uma planta muito ornamental, suas folhas são eretas e apresentam um verde que se destaca com facilidade em qualquer ambiente. 

Pode chegar a 70 cm de altura, as podas são necessárias para retirar folhas secas e controlar o crescimento da planta. As mudas são feitas pela divisão de touceiras.

Já que deve ser cultivada a meia sombra, é uma ótima planta para se ter em ambientes internos.

Samambaia-Jamaica

Onde plantar a Samambaia-Jamaica?

Vasos, jardineiras, vasos suspensos e jardins verticais. 

A Samambaia-Jamaica é uma boa opção de planta para ambientes internos.


quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Desenvolvimento das plantas do jardim vertical

Registros do excelente desenvolvimento das mudas de Jibóia, Peperômia-Filodendro e Aspargo-Alfinete. 

Esse jardim vertical foi montado no mês de Junho de 2018. O sistema de drenagem foi feito com argila expandida e manta bidim, para o plantio foi utilizada terra adubada em todos os vasos. 

As regas são feitas de forma regular, tomando cuidado para não exagerar na quantidade, apenas para manter a terra úmida. No local onde esta instalado, esse jardim vertical recebe cerca de 4 horas de sol por dia.

Abaixo algumas fotos do desenvolvimento das plantas:

Jibóia

Peperômia-Filodendro

Aspargo-Alfinete


sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Casca de Pinus para decoração

A decoração do jardim não é feita apenas com folhagens e flores. Em projetos de paisagismo é muito comum a utilização de pedras para fazer a composição dos jardins. Alguns materiais as vezes deixam de ser apenas um item de composição e se tornam o destaque do jardim.

A escolha do material para decoração vai depender do estilo de jardim. Para um jardim mais colorido, pequenas pedras brancas combinam muito com plantas de folhagens coloridas, como o Cróton por exemplo. Já um jardim mais rústico, o uso da Casca de Pinus pode ser bem interessante, plantas como a Aspargo, Pleomele e Dracena Vermelha, fazem uma bela composição com esse material. 

Além de decorar o jardim, utilizar a Casca de Pinus tem outras vantagens para as plantas:

- Proteção do solo.
- Mantém a umidade da terra.
- Inibe o crescimento de plantas invasoras.

Casca de Pinus para decoração

Dracena Vermelha em vaso 


domingo, 14 de outubro de 2018

Plantas para vasos suspensos

Os vasos suspensos são uma excelente opção para quem não tem muito espaço disponível no chão. Existem algumas espécies de plantas que são ótimas para esses vasos.

As opções de plantas para vasos suspensos são muitas, mas citarei 6 que tenho no meu jardim e darei uma dica rápida de cultivo de cada uma delas também.

1) Lambari 

Planta muito usada também para forração de jardins, por conta de sua bela folhagem e seu rápido crescimento. Deve ser regada regularmente. 

2) Dólar 

Essa planta aprecia locais de meia sombra e deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica. 

3) Dinheiro-em-penca 

Deve ser cultivada a meia sombra e o solo deve ser mantido sempre úmido.

4) Peperômia-filodendro

Apresenta uma folhagem muito ornamental e deve ser cultivada a meia sombra.

5) Samambaia-Jamaica

Planta muito ornamental, deve ser cultivada a meia sombra e receber regas regulares.

6) Aspargo-Alfinete

Deve ser cultivada em solo bem adubado e receber regas regulares.


domingo, 7 de outubro de 2018

Manutenção do jardim

A manutenção do jardim é extremamente importante para manter as plantas bonitas e saudáveis. Periodicamente é necessário realizar podas, limpezas, adubações e replantios.

1) Podas

São fundamentais para o desenvolvimento das plantas. Devem ser feitas para controlar seu crescimento, para ajudar no seu desenvolvimento ou até mesmo para retirar galhos doentes que podem prejudicar sua saúde.  

2) Limpeza

A limpeza é basicamente a retirada de folhas, galhos e outros tipos de restos que podem ficar por cima de vasos e jardineiras. Esses restos podem ser colocados em uma composteira para virar adubo para as plantas.

3) Adubações

Cada planta tem uma necessidade diferente, algumas precisam de mais nutrientes que outras. As adubações ajudam a manter o solo com os nutrientes que são fundamentais para o crescimento das plantas. 

4) Replantio

Quando uma planta para de se desenvolver, pode ser necessário retira-la do vaso ou jardineira, realizar uma poda drástica em seus galhos e raízes, depois replanta-la novamente utilizando terra adubada. Esse trabalho pode salvar uma planta. 


domingo, 23 de setembro de 2018

Dicas de cultivo da Salsinha

Muita gente pensa que ter uma horta em casa é uma tarefa impossível, mas existem diversas hortaliças e temperos que são super fáceis de serem cultivados, seja no jardim ou em algum pequeno espaço em casa.

A Salsinha é uma dessas opções de fácil cultivo. Pode ser cultivada em diversos locais, mas é bom evitar vasos muito pequenos que acabam limitando o seu crescimento. A salsa também é extremamente benéfica para nossa saúde, sendo mais um bom motivo para cultiva-la em casa.

Não é muito exigente em relação ao solo, porém, uma terra bem adubada e com boa drenagem vai colaborar para seu desenvolvimento saudável. As regas devem ser feitas de forma moderada, mantendo apenas o solo úmido. Deve ser cultivada em locais que recebam aproximadamente 4h de sol por dia, sendo o sol da manhã o ideal para locais muito quentes.

As sementes da salsa podem demorar um pouco para germinar, mas seu desenvolvimento costuma ser rápido se estiver nas condições ideais. Faça a retirada de plantas invasoras que podem eventualmente crescer no vaso, elas acabam disputando espaço e retirando nutrientes da salsinha. 

Salsinha na jardineira


domingo, 26 de agosto de 2018

Lírio-da-paz

O Lírio-da-paz é uma ótima planta para se ter em ambientes internos, mas também pode ser cultivada em ambientes externos, só é preciso ter cuidado para que a planta não receba sol diretamente.

Essa planta deve ser cultivada em locais com bastante luz, mas nunca a sol pleno, pois ele pode queimar sua folhagem, deixando a planta esteticamente feia e prejudicando seu desenvolvimento. 

Para o plantio, é bom utilizar uma terra bem adubada e realizar regas regulares, jamais deixe a terra ficar completamente seca, o solo úmido é o ideal para essa planta. As mudas são feitas através da divisão de touceiras.

É uma planta de pequeno porte, muito usada na decoração de interiores por conta de suas belas flores e folhagem. Como é uma planta de pouca necessidade de manutenção, é excelente para quem não tem muito tempo de cuidar do jardim.

Lírio-da-Paz

Onde plantar o Lírio-da-paz?

Vasos, jardineiras e diretamente no solo.   


sábado, 18 de agosto de 2018

Dicas de cultivo da Pau d'água

A Pau d'água é uma linda planta ornamental que além de apresentar uma bela folhagem, produz flores que exalam um ótimo cheiro. Seu cultivo é bem simples e cada vez mais essa planta vem sendo utilizada em projetos de paisagismo. 

Pode ser plantada diretamente no solo e também em vasos. Quando plantada no chão costuma crescer bastante e ficar bem alta, já em vasos o ideal é utilizar os maiores possíveis, para a planta ter espaço e se desenvolver bem.

A meia sombra é o suficiente para o bom desenvolvimento da Pau d'água. O solo também é um fator importante para se ter sucesso no cultivo, devendo ser fértil e rico em matéria orgânica. As regas devem ser feitas de forma regular, apenas para manter o solo úmido. 

Suas flores são muito bonitas e ornamentais, atraem abelhas para o jardim e seu perfume pode ser sentido de longe. As podas de flores e folhas velhas deve ser feita, preferencialmente, após o período de floração. 

Para produzir mudas, o melhor método é a estaquia. Corte um pedaço de seu caule de cerca de 20 cm e plante em um recipiente com terra adubada até enraizar.

Flores e folhagem da Pau d'água

Por ser uma planta de fácil cultivo e muito ornamental, a Pau d'água é uma ótima opção de planta para decorar o jardim ou algum ambiente interno, como salas de escritórios por exemplo.


segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Dicas de cultivo da Azaleia

A azaleia é uma linda planta ornamental que produz belas flores para colorir e dar vida ao jardim. Não é uma planta difícil de se cultivar, basta ter atenção a alguns pequenos detalhes e ela estará sempre se desenvolvendo bem e produzindo lindas flores no período de floração.

A seguir darei algumas dicas que podem ajudar bastante a fazer essa planta se desenvolver de forma saudável:

- Utilize uma terra bem adubada no plantio, rica em matéria orgânica.
- Faça regas regulares, mantendo a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.
- Retire galhos e folhas velhas, que atrapalham o desenvolvimento da planta.
- Cultive em um local que receba pelo menos 4h de sol por dia.
- Faça podas de galhos da parte de baixo da planta, eles não costumam se desenvolver bem e tiram a força dos galhos principais.

Flor da Azaleia rosa


sexta-feira, 27 de julho de 2018

Mini jardim em vaso

Uma forma diferente e muito bonita de decorar o jardim é criar mini jardins dentro de vasos. Esses vasos podem ficar em locais altos ou no chão, se tornando uma linda peça de decoração e que chama bastante atenção no jardim.

O mais comum é utilizar plantas de pequeno porte, para poder criar um arranjo bonito e variado, as suculentas são excelentes opções para esse trabalho. Adicionar uma casinha, um poço de água ou um banco nesses mini jardins também ajuda a dar um toque especial ao trabalho. Lembre de fazer o sistema de drenagem no vaso e de utilizar uma terra bem adubada para que suas plantas se desenvolvam e o jardim fique sempre bonito.

Plantando mudas de suculentas

Areia como caminho do jardim

Pedras brancas para a divisão

Mini jardim em vaso pronto


terça-feira, 24 de julho de 2018

Tradescantia Zebrina

Conhecida também como Lambari, essa planta é muito fácil de cultivar e quando esta nas condições ideais se desenvolve com velocidade.

De preferência, deve ser cultivada a meia sombra. O solo deve ser bem adubado e as regas precisam ser moderadas, de forma que a terra fique apenas úmida.

As podas são necessárias para controlar seu crescimento, principalmente quando cultivada com outras plantas, e também para remover galhos e folhas velhas que deixam a planta feia esteticamente. Para fazer mudas a estaquia é o método mais indicado. 

É uma planta de pequeno porte, atinge cerca de 20 cm de altura, mas se desenvolve com facilidade para os lados, se espalhando e podendo tomar o espaço de outras plantas. Sua folhagem diferenciada chama bastante atenção sendo uma ótima planta para colorir o jardim.

Tradescantia Zebrina

Onde plantar a Tradescantia Zebrina?

Vasos, jardineiras, vasos suspensos, jardins verticais e diretamente no solo.  


sábado, 21 de julho de 2018

Como produzir mudas de Lambari

O Lambari é uma planta de fácil cultivo e que se multiplica através da estaquia. Essa planta é muita usada no paisagismo para fazer a forração de jardins, devendo ser cultivada em solo adubado com regas moderadas para manter a terra úmida.

É uma excelente opção de planta para locais de meia sombra, podendo ser plantada também em jardins verticais ou vasos suspensos. Sua bela folhagem chama bastante atenção e se estiver nas condições ideais essa planta cresce rapidamente. As podas são necessárias para controlar seu crescimento e para retirar galhos velhos.

Lambari em vaso

Para fazer mudas dessa planta devemos selecionar um galho saudável de aproximadamente 10 cm, não tente fazer a estaquia com galhos velhos ou que apresentem alguma praga, pois é muito provável que não de certo, busque sempre galhos fortes e bem desenvolvidos. Após selecionar os galhos, utilize uma tesoura para cortar e depois retire as folhas da parte de baixo dos galhos.

Galhos para a estaquia

O galho pode ser plantado diretamente em um recipiente com terra adubada até enraizar, mas também temos a opção de colocar os galhos em um copo com água para que crie as raízes. Colocar para criar as raízes é uma boa escolha, pois em cerca de uma semana as raízes já começam a se desenvolver e teremos estacas com sistema radicular desenvolvido, o que facilita muito a produção de uma muda saudável e forte.

Formas de fazer a muda


quarta-feira, 18 de julho de 2018

Plantio de Roseira em vaso

As roseiras são lindas plantas ornamentais que produzem belas flores para colorir o jardim, devem ser cultivadas a sol pleno e em solo bem adubado, podem ser plantadas diretamente no solo ou em vasos.

Para plantar roseiras em vaso é importante usar uma terra rica em nutrientes e bem drenada, o vaso precisa ficar em um local que receba sol o ano inteiro e quanto maior for o seu tamanho, melhor para a planta. As regas devem ser feitas de forma moderada, regue diariamente nas primeiras semanas após o plantio, apenas tenha cuidado para não encharcar o solo, as roseiras não gostam de água em excesso.

O sistema de drenagem também é fundamental para plantar a roseira em um vaso, utilize pedras brita ou argila expandida e uma manta de drenagem para que o excesso de água saia com facilidade e não prejudique o desenvolvimento da planta. 
  
Roseira Vermelha


sábado, 14 de julho de 2018

Jardineira de pallet

Mais uma grande ideia para reutilizar o pallet no jardim, montar uma jardineira. Com criatividade podemos utilizar o pallet de diversas formas, já mostrei algumas ideias de jardins verticais reaproveitando os pallets, hoje mostrarei como fiz uma jardineira com esse incrível material.

Primeiro precisamos cortar o pallet no tamanho desejado, essa minha jardineira vai ter 78 cm de comprimento, 21 cm de altura e 33 cm de largura. Com os pedaços separados devemos utilizar um martelo e pregos para prender as laterais e montar a estrutura.

Montagem da jardineira

Com a estrutura montada é possível pintar, mas também pode deixar na cor da madeira se assim desejar. Se for pintar, lembre-se de lixar bastante todo o pallet. Após secar por algumas horas, aplique uma boa camada de verniz na parte interna e externa, ele vai ajudar a proteger a pintura e a madeira.

Verniz para proteger a tinta e o pallet

Coloque uma manta na parte interna da jardineira, de preferência um material plástico e bem resistente para evitar o contato direto da umidade e da terra com a madeira do pallet. Utilizei parafusos para prender essa manta de plástico. Faça os furos no fundo da jardineira para a saída do excesso de água. 

Jardineira pronta para o plantio 

Com a jardineira pronta, é só fazer o sistema de drenagem, utilizei pedra brita e manta bidim, depois colocamos a terra e plantamos as mudas, também fiz uma decoração com pedras brancas em volta das mudas. Utilizei mudas de Lírio da paz e Clorofito nesse projeto. 

Jardineira pronta
 

sábado, 7 de julho de 2018

Arranjo de Suculentas

Aqui no blog do Cuidando do Jardim, nós já mostramos idéias de como utilizar as suculentas na decoração de casa  e também algumas dicas de plantio para se obter sucesso no cultivo dessas lindas plantas que a cada dia ganham mais admiradores e colecionadores. 

Hoje mostrarei o passo-a-passo para fazer a montagem de um arranjo com suculentas. Os materiais necessários são: Um vaso, o tamanho vai depender da quantidade de suculentas que você vai plantar e de onde o vaso ficará, manta para tapar o furo no fundo e impedir que a terra saia, terra adubada e bem drenada para o bom desenvolvimento das mudas, as suculentas e pedrinhas para decoração final. 

A seguir, o passo-a-passo de como fazer um lindo vaso com suculentas.

Coloque um pedaço de manta no furo do vaso

Adicione um pouco de terra 

Posicione as mudas

Coloque mais terra para fixar as mudas

Finalize seu arranjo com pedras para decorar


domingo, 1 de julho de 2018

Tour pelo jardim e fotos

Tento aproveitar da melhor maneira possível todo o espaço disponível, tenho plantas em vasos, em jardineiras, em vasos suspensos, em pequenos vasos de concreto, diretamente no solo, em jardins verticais e etc. 

Conheça um pouco do meu jardim:
   

Registros do Jardim:

Flores da Triális

Hortelã

Flores da Murta

Roseira

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Brita de obra no jardim

A pedra brita é um material muito usado na construção civil, mas também pode ser uma alternativa de baixo custo para fazer o sistema de drenagem e a decoração de vasos de plantas no jardim. 

O sistema de drenagem é a primeira etapa na montagem de um vaso. A argila expandida é o material mais recomendado para se utilizar, pois é um material leve e que permite a passagem do excesso de água com facilidade, mas se for preciso fazer a drenagem de muitos vasos, utilizar apenas a argila expandida pode deixar o projeto um pouco caro. 

A brita de obra é um material de baixo custo e fácil de se encontrar em qualquer loja de materiais de construção. Para fazer a montagem do sistema de drenagem fazendo uso da pedra brita, o processo é igual ao da montagem com a argila expandida. Coloque uma camada de pedras espalhadas pelo fundo do vaso (não se esqueça de fazer os furos no vaso), posicione a manta de drenagem por cima e adicione terra aos poucos. 

Sistema de drenagem com pedra brita

Uma outra forma de usar a brita de obra no jardim é na decoração dos vasos. Para isso, basta colocar uma pequena camada de pedras espalhadas por cima do vaso. Além delas deixarem o vaso mais bonito, as pedras ajudam na proteção da terra, evitando por exemplo que a terra saia do vaso caso chova muito forte. Plantei mudas de Espada de São Jorge nesses vasos, que é uma planta de fácil cultivo e ótima para se ter em ambientes internos.

Decoração com pedra brita


segunda-feira, 18 de junho de 2018

5 plantas para jardins verticais

Plantas pendentes são excelentes opções para se ter em vasos suspensos e em jardins verticais, suas flores e folhas crescem ao redor dos vasos dando um belo efeito visual ao jardim. 

1) Samambaia

Planta para ambientes internos ou externos, se desenvolve melhor a meia sombra. Ventos fortes podem prejudicar o desenvolvimento da Samambaia. Um solo bem adubado é importante para que essa planta cresça forte e bonita.

2) Aspargo-Alfinete

Planta com folhas em formato de alfinete, muito ornamental e perfeita para vasos suspensos. É de fácil cultivo e cresce rapidamente se estiver nas condições ideais, podendo chegar aos 60 cm. 

3) Clorofito

Se desenvolve bem em praticamente qualquer local, seja diretamente no solo, em vasos, canteiros ou vasos suspensos. Quando cultivada em vasos suspensos, suas folhas crescem para fora do vasos dando um efeito visual muito bonito. 

4) Peperômia-Filodendro

Planta fácil de cultivar, sendo a meia sombra o local ideal, é também uma boa opção de planta para ambientes internos. Evite regas excessivas para essa planta, regue apenas quando o solo estiver seco. Aprecia solos ricos em matéria orgânica. 

5) Jibóia

Essa planta apresenta uma folhagem muito ornamental, pode ser cultivada dentro de casa, sendo muito usada na decoração de ambientes. Deve ser plantada em terra adubada e receber regas moderadas.


segunda-feira, 11 de junho de 2018

Dicas de cultivo da Cheflera

A Cheflera é uma planta ornamental muito usada para decoração em ambientes internos, já que pode ser cultivada em vasos e a meia sombra. 

No plantio inicial, é importante utilizar uma terra rica em matéria orgânica para ajudar no seu desenvolvimento, as regas devem ser feitas de forma regular. Não é uma planta muito exigente em relação ao solo, mas é preciso ter cuidado com o excesso de água, que pode apodrecer suas raízes e levar a planta a morte. 

Sua folhagem se destaca com facilidade em qualquer ambiente, e por conta disso, essa planta costuma ser muito usada em projetos de paisagismo, sendo comum ver essa planta em entrada de prédios, condomínios e casas.

Se desenvolve rapidamente se estiver nas condições ideais. Seus galhos crescem mais de forma horizontal, então é preciso ter um pouco de espaço para cultivar essa planta, pois ela se espalha para os lados e pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas.

Como se desenvolve rápido, as podas são necessárias para controlar seu crescimento. Pode atingir até 5 metros de altura. Para fazer mudas o melhor método é a estaquia, basta selecionar um galho saudável de aproximadamente 15 cm e plantar em um recipiente com terra adubada. Aproveite os galhos das podas para fazer novas mudas. 

Cheflera no jardim 

Pode ser usada para criar cercas vivas, pode ser plantada em vasos ou jardineiras, em ambientes internos ou externos. A Cheflera é uma planta de fácil cultivo e que raramente é atacada por pragas, sendo uma ótima opção de planta para se ter no jardim.


terça-feira, 5 de junho de 2018

3 dicas para o cultivo de orquídeas

As orquídeas são plantas que apresentam flores incríveis. Com diferentes formas, cores e tamanhos as orquídeas a cada ano conquistam mais pessoas, e por conta de sua grande variedade atualmente existem muitos colecionadores dessas plantas.

Cada espécie tem sua particularidade, então é preciso estudar bastante o local onde as plantas serão cultivadas de forma que o ambiente seja o mais adequado possível para seu desenvolvimento saudável. 

Mas de maneira geral, existem 3 dicas que podem ajudar no cultivo das orquídeas:
   
1) Drenagem

As orquídeas não gostam de solos encharcados, algumas espécies apreciam um pouco mais de água do que outras, mas uma quantidade excessiva de água no solo pode apodrecer as suas raízes e matar a planta, sendo inclusive esse um dos principais erros cometidos por quem esta começando a cultivar essas plantas. 

Na montagem do vaso é importante fazer um bom sistema de drenagem, lembre-se de fazer os furos e adicionar pedras. A drenagem do excesso de água pode ser um fator determinante no sucesso do cultivo das orquídeas. 

2) Adubação 

Para que estejam sempre produzindo flores, a adubação é fundamental. A melhor maneira de adubar as orquídeas é pelas folhas, para isso, utilize um adubo líquido e com um borrifador aplique por toda a planta, suas folhas absorvem os nutrientes com mais eficiência do que as raízes.  

3) Luminosidade

As orquídeas precisam de luz para se desenvolver, sendo a meia sombra o ambiente ideal para a maioria das espécies. O sol direto pode queimar suas folhas, mas receber os primeiros raios solares do dia, que costumam ser mais fracos, não fará mal. 

Suas flores se destacam em qualquer lugar que estiverem, seja no galho de uma árvore ou em um jardim vertical. Abaixo flores de uma Orquídea Denphal Rosa.

Flor da Orquídea

Orquídea no suporte

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Peperômia-Filodendro

Planta de folhagem ornamental, fácil de ser cultivada e perfeita para vasos suspensos, a Peperômia-Filodendro apresenta uma linda folhagem que se destaca em qualquer ambiente. 

Deve ser cultivada a meia sombra, o sol direto pode queimar suas folhas, o solo deve ser rico em matéria orgânica para que a planta tenha um bom desenvolvimento e as regas devem ser feitas de forma moderada, o excesso de água pode apodrecer suas raízes.

Se desenvolve rapidamente se estiver nas condições ideais, e as vezes, pode ser necessário fazer a limpeza da planta retirando folhas velhas, visando manter a planta bonita e saudável. Seus galhos podem atingir cerca de 1 metro de comprimento.

É muito usada em projetos de paisagismo, principalmente em jardins verticais, onde seu colorido ganha mais destaque. Para produzir mudas dessa planta o melhor método é através da estaquia. 

Como não precisa de muitos cuidados e não deve receber sol diretamente, é uma ótima planta para se ter dentro de casa.
   
Peperômia-Filodendro

Onde plantar a Peperômia-Filodendro?

Vasos, jardineiras, vasos suspensos e jardins verticais.  


segunda-feira, 28 de maio de 2018

Reaproveite resíduos e construa um jardim vertical

Reaproveitar materiais que seriam jogados no lixo é a melhor forma de reduzir a quantidade de resíduos gerados e colaborar com a natureza. 

Os jardins verticais apareceram como a solução para quem tem pouco espaço em casa e deseja ter um verde para colorir o ambiente, também são ótimos para quem quer montar pequenas hortas sem ocupar espaço no chão.   

Materiais necessários para montar um jardim vertical com restos de madeira e pets:

- Pedaços de madeira para a montagem da estrutura.
- Garrafas pets para a montagem dos vasos.
- Martelo.
- Pregos.
- Parafusos (para fixar a estrutura na parede). 
- Tinta (se desejar pintar).
- Arame (para fazer o gancho que segura o vaso na estrutura de madeira).

Escolha a planta adequada para o local onde o jardim vai ser instalado, por exemplo, a samambaia é uma ótima planta para jardins verticais, mas não deve ser cultivada a sol pleno. 

Restos de madeira para a estrutura do jardim

Garrafas pets como vasos 


quinta-feira, 24 de maio de 2018

Clúsia como planta para cerca viva

Em muitos lugares as plantas vem sendo usadas para separar ambientes, formando as chamadas cercas vivas, a Clúsia pode ser podada em diferentes formatos, sendo uma excelente opção de planta para esse tipo de trabalho. 

Essa planta apresenta uma folhagem com um verde intenso e muito ornamental, sua floração ocorre na primavera e no verão. Deve ser plantada em solo bem adubado e receber regas moderadas, pode ser cultivada a sol pleno ou meia sombra e se desenvolve rapidamente se estiver nas condições ideais. 

Para formar uma cerca viva com a essa planta, basta plantar uma ao lado da outra, lembre de deixar o espaçamento entre as mudas. Pode atingir cerca de 5 metros de altura se não for podada, mas o comum é manter essa planta com no máximo 1,5 metro de altura. 

A Clúsia também pode ser cultivada em vasos e jardineiras. A produção de mudas é feita através da estaquia de galhos, que não costuma ser difícil de realizar. 

Clúsia