quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

3 fatores para o desenvolvimento das plantas

Existem muitos fatores para que as plantas se desenvolvam bem, porém, três deles se destacam, são eles: sol, água e adubação.

1) Sol
Algumas espécies de plantas suportam muitas horas no sol, outras já se desenvolvem melhor em locais de sombra. Antes de fazer o plantio, é importante saber se o local recebe sol diretamente e se a planta que será cultivada gosta dessa condição ou não.

2) Água
Esse é um fator que na maioria das vezes pode ser controlado pelo jardineiro, exceto em locais extremamente chuvosos. As regas devem ser feitas de forma que o solo das plantas não fique completamente encharcado, até mesmo plantas que gostam de solos mais úmidos costumam ter problemas em locais com água em excesso, o que pode causar o apodrecimento das raízes. Um sistema de drenagem eficiente ajuda muito a controlar a quantidade de água na terra.

3) Adubação
Algumas plantas precisam de adubações frequentes, outras podem ficar mais tempo sem receber a reposição de nutrientes. É fundamental entender o tipo de planta que esta sendo cultivada, e quais tipos de nutrientes ela necessita para se desenvolver. Muitas vezes uma planta que não esta apresentando um bom desenvolvimento, ou não esta gerando flores e frutos, pode estar necessitando de nutrientes.
Abaixo alguns simples exemplos da importância desses fatores para as plantas:
Espada de São Jorge: Pode ser cultivada tanto a sol pleno como a meia sombra, tolera longos períodos de seca e não é muito exigente em relação a adubação do solo.

Onze-horas: Deve ser cultivada sempre a sol pleno, as regas devem ser regulares e um solo bem adubado é importante para que essa planta gere flores.

Jiboia: Cultivar a meia sombra, o sol direto pode queimar suas folhas, regas regulares para manter o solo úmido e terra rica em matéria orgânica para seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário