Como já vimos em outras postagens, produzir adubo em casa, e de qualidade, para nossas plantas é sim possível, basta fazermos o processo de compostagem dos resíduos orgânicos. Para isso, é necessário utilizar uma composteira.
Diversos tipos de materiais podem ser usados para montar uma composteira, como baldes, garrafas pets, caixas de plástico e etc. Lembrando que é preciso que a composteira tenha dois andares no mínimo, na parte de baixo será armazenado o chorume, que é um líquido resultado da decomposição da matéria orgânica e na parte de cima vão ser adicionados os restos orgânicos, que após o processo de decomposição serão transformados em adubo para as plantas.
Um material que é excelente para se montar uma composteira é o pote de sorvete, principalmente por não ocupar muito espaço, sendo perfeito para quem tem um pequeno jardim ou simplesmente quer produzir uma quantidade pequena de adubo.
Fazendo uso de dois potes conseguimos montar uma mini composteira, de forma fácil e prática.
A seguir o passo-a-passo para a montagem:
1) Materiais necessários: 2 potes de sorvete, 1 tampa de pote de sorvete, 1 lápis e 1 tesoura.
2) Com o lápis, marque a área da tampa do pote de sorvete que será recortada, mas não faça um corte muito grande, pois o pote de cima vai ficar apoiado nessa tampa. Depois recorte a área marcada.
3) Faça os furos no fundo do pote de cima, eles são importantes para a saída do chorume.
4) Com a estrutura da composteira já montada, adicione o material orgânico, sendo opcional colocar uma fina camada de terra no fundo.
5) Coloque uma rede para fechar sua composteira, visando impedir a entrada de insetos, mas ao mesmo tempo permitir a entrada de ar, que é importante para acelerar o processo de compostagem.
Com tudo pronto, é preciso acompanhar o processo, de preferência deixar a composteira em um local que não pegue chuva e nem sol diretamente. Se o processo ocorrer corretamente, em aproximadamente 3 a 4 meses o adubo estará pronto para uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário