sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Couve - Dicas gerais de cultivo

A couve além de muito nutritiva e saborosa é bem simples de ser cultivada. Pode ser plantada em vasos, jardineiras e diretamente no solo, quanto mais espaço melhor para a planta se desenvolver. 

Se desenvolve melhor em climas mais frios, deve ser plantada em solo adubado e receber regas moderadas. Nas condições ideais ela cresce rapidamente e já apresenta folhas para serem colhidas após cerca de 50 dias do plantio. 

Infelizmente é uma planta que recebe muitos ataques de pragas, como lagartas e pulgões, por isso é importante estar sempre atento para remover qualquer início de infestação que possa prejudica-la. 


segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Conheça o Cróton

O Cróton é uma planta de folhagem ornamental que se destaca com muita facilidade em qualquer lugar onde é cultivada. 

É uma planta muito usada no paisagismo por conta de suas cores. Pode ser cultivada em vasos, jardineiras e canteiros, dependendo das condições de cultivo chega facilmente aos 3 metros de altura, sendo necessário realizar podas para controle do crescimento. 

As mudas são feitas através da estaquia de galhos. As regas são feitas de forma moderada e ela não é muito exigente em relação ao solo, se tornando assim uma planta perfeita para quem gosta de cores e não tem muito tempo para cuidar do jardim. 

Folhagem do Cróton


terça-feira, 29 de outubro de 2019

Jardim de Tagetes

As Tagetes são pequenas plantas que produzem lindas flores na primavera e verão. São fáceis de se cultivar e não são muito exigentes em relação ao solo, mas é importante usar um bom substrato no plantio inicial. O colorido das flores das Tagetes encantam qualquer jardim. 

Dicas básicas de cultivo das Tagetes:

Luz: De preferência sol pleno.
Solo: Levemente adubado. 
Podas: Limpeza de galhos e folhas velhas.
Regas: Moderadas, solo úmido. 
Local de plantio: Vasos, jardineiras e canteiros. 
Reprodução: Sementes. 

Tagetes como forração de um canteiro


domingo, 13 de outubro de 2019

Como produzir mudas da Árvore da Felicidade

A árvore da Felicidade é uma planta ornamental de folhagem delicada, pode ser cultivada em vasos, canteiros e diretamente no solo. É um pouco sensível e seus galhos quebram com uma certa facilidade, por isso o ideal é cultiva-la em locais onde não vente muito. 

Para fazer mudas o método da estaquia é o mais indicado, basta cortar um galho da planta e colocar em terra adubada e úmida até criar raízes. Apenas tente utilizar galhos mais grossos para o processo, galhos finos são mais frágeis e podem não dar o resultado desejado. 

Leva cerca de 3 meses para se ter uma muda bem formada e pronta para plantio em local definitivo. 

Árvore da Felicidade 

Dizem que ter essa árvore em casa trás paz e harmonia para o lar, então se você já tem um exemplar dessa planta, aproveite e faça mais mudas dela para dar para para amigos e familiares. 


domingo, 29 de setembro de 2019

Hortelã sempre verde? Basta podar

A hortelã é uma das plantas mais fáceis de se cultivar na horta, se tornando uma ótima opção para quem esta começando e aprendendo sobre cultivo de alimentos. 

Uma dica para uma hortelã sempre verdinha, além de uma boa terra e regas moderadas, é estar sempre realizado podas para estimular o crescimento da planta. 

Vaso branco com Hortelã


quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Multiplique sua Samambaia

Que as Samambaias são lindas e ornamentais todos nós sabemos, mas muita gente não sabe que fazer mudas dessa planta é super simples e fácil, a partir de um único torrão é possível fazer diversas novas mudas.

Essa é uma planta que espalha suas raízes para os lados e produz novos galhos dessa maneira, ou seja, com cerca de 4 galhos de Samambaia, é possível depois de uns meses ter um vaso ou canteiro completamente tomado pela planta, e dessa forma temos a chance de produzir mudas através da divisão de touceiras.


sábado, 10 de agosto de 2019

Capim do Texas

O Capim do Texas apresenta folhas finas e compridas, além de flores que tornam a planta muito ornamental.

O solo ideal para plantio deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. Se estiver nas condições ideais é uma planta que se desenvolve com muita rapidez, podendo chegar a 1 metro de altura facilmente.

A melhor forma de fazer mudas é pela divisão de touceiras. As podas são importantes e ajudam a planta a produzir folhas e flores novas, sendo que a primavera e o verão são as estações mais favoráveis para a produção de flores.

É uma planta que resiste muito bem a períodos de seca, sendo uma boa opção de planta ornamental para se cultivar em locais onde se chove pouco.  

Capim do Texas

Onde plantar o Capim do Texas?

Vasos médios a grandes, jardineiras e diretamente no solo.   

O Capim do Texas é uma planta extremamente resistente ao calor e ao sol direto. 


domingo, 28 de julho de 2019

Produza terra adubada

É possível produzir terra adubada em casa para nossas plantas reaproveitando restos orgânicos que na maioria das vezes jogamos no lixo. Folhas, galhos, cascas de frutas e legumes, casca de ovo, borra de café... são muitas as opções de materiais que podemos usar. 

O mais comum é montar uma composteira e colocar esse material dentro, depois de alguns meses o material terá entrado em decomposição e se transformará em terra adubada para as plantas. Mas eu também gosto de produzir adubo por um outro processo, que é muito similar, porém não é preciso montar uma composteira.

Para esse método podem ser usados vasos de qualquer tamanho. Para começar colocamos uma camada de terra no fundo, cerca de 4 cm de altura, depois os resíduos misturados, sempre buscando um equilíbrio entre materiais secos e úmidos, de forma que tenha um pouco mais de secos. Por fim se coloca outra camada de terra por cima de tudo.

Por que e qual tipo de terra colocar nesse sistema?

Nas composteiras comuns, temos todo um sistema para chorume e para impedir a entrada de insetos, nesse método, a terra faz esse trabalho, segurando possíveis líquidos por baixo (se achar necessário coloque algum recipiente no fundo para armazenar o chorume) e protegendo a parte de cima do contato com insetos. A terra usada é a do jardim mesmo, retire um pouco de qualquer vaso ou canteiro, nessa terra já existem milhares de microrganismos que vão ajudar a decompor a matéria orgânica.

Como se acelera o processo?

Após 1 semana mais ou menos (depende do tamanho do seu sistema), revire todo o material, permitindo a entrada de ar, outro fator importante é manter a umidade no composto, jamais deixe secar, mas não deixe também que fique muito molhado. Excesso de água se resolve colocando materiais secos no sistema, como folhas por exemplo.

Restos orgânicos e terra de jardim


terça-feira, 23 de julho de 2019

Jardineiras de Lambari

A Lambari é uma planta que eu tenho em vasos, jardineiras e em jardim vertical. Ela se desenvolve com muita facilidade e sua folhagem colorida é bastante ornamental.

O mais comum é cultivar a Lambari em jardins verticais, pois é uma planta pendente que forma uma bela cascata. Mas também pode ser usada na forração de jardins, já que ela se espalha rapidamente formando um tapete.

Como é uma planta que se desenvolve mais para os lados do que para o alto, ela costuma cair pra fora dos vasos formando uma bela cortina de folhas. Aqui no blog tenho muitas postagens sobre essa planta. Assista no vídeo abaixo como estão minhas jardineiras de Lambari.


quinta-feira, 18 de julho de 2019

Manta bidim para proteger a terra e a decoração do vaso

Quem não tem um terreno disponível para montar um jardim muitas vezes escolhe por fazer um jardim em vasos. Existem diversas plantas que se desenvolvem bem em vasos pequenos, médios e grandes colorindo e dando vida ao ambiente. Uma forma de deixar os vasos ainda mais bonitos é colocando decoração na sua superfície, como pedras, argila expandida ou casca de pinus por exemplo.

É possível colocar essa decoração diretamente por cima da terra, mas na hora da rega é muito provável que quando a água bater na terra ela suje a decoração. Uma ideia para resolver esse problema é utilizar a manta bidim entre a terra e a decoração. 

Além de proteger a decoração da terra durante as regas, ela também ajuda a manter o solo úmido, sendo muito útil nos dias mais quentes, mas podendo ser um problema em locais com pouca exposição solar e calor, sendo importante ter uma maior atenção nas regas caso use a manta dessa maneira.

Manta bidim no vaso

Casca de pinus na decoração


sexta-feira, 28 de junho de 2019

Jiboia em ambiente interno

Existem muitas opções de plantas para ter em ambientes internos.  Algumas precisam de sol direto, outras luz indireta e certas plantas se desenvolvem bem até mesmo na sombra.

A Jiboia é uma das minhas plantas favoritas para se ter dentro de casa, consegue se desenvolver perfeitamente em locais com boa claridade, sem necessidade de sol direto. É uma planta de fácil cultivo, que não precisa de regas diárias e nem manutenção frequente, sendo assim, é uma ótima opção para quem não tem muito tempo de cuidar de plantas e para quem não tem sol direto no ambiente. 

Veja abaixo como minha Jiboia se desenvolveu em um pequeno pote de sorvete, o suporte foi feito com pallets, aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube para receber outras dicas de jardinagem como essa.


quarta-feira, 19 de junho de 2019

Como produzir mudas da Pleomele Variegata

A Pleomele é uma ótima planta para se construir uma cerca viva, tem galhos fortes e folhas grandes que formam uma bela parede verde quando cultivada corretamente.

Produzir mudas dessa planta é bem simples e o processo costuma ocorrer rapidamente, apenas é preciso ter atenção a detalhes básicos na hora de selecionar os galhos para fazer as mudas.

Jamais tente fazer uma muda com um galho mal desenvolvido ou que apresente algum tipo de doença, como fungos ou insetos. Galhos mal desenvolvidos de preferência devem ser podados para que a plante fique bonita esteticamente e ganhe forças, já os galhos com doenças devem ser tratados.

Se deseja produzir 2 mudas, tente selecionar 3 galhos, assim temos 1 muda sobrando caso algo de errado no processo. Com uma tesoura afiada, corte um galho saudável com aproximadamente uns 15 cm, retire cerca de 90% das folhas da estaca (da base) e plante em uma terra adubada e com boa aeração, mantenha longe do sol direto que em cerca de 1 mês as raízes já estarão se desenvolvendo.

Pleomele Variegata


sexta-feira, 14 de junho de 2019

Plantio de muda e dicas básicas

O plantio inicial de uma muda é muito importante para garantir o seu bom desenvolvimento ao longo do tempo. Seja uma árvore frutífera ou uma árvore de flores, ter alguns cuidados básicos na hora de plantar é fundamental.

O tamanho da cova deve ser sempre um pouco maior do que o tamanho do torrão da muda, pois é recomendado utilizar um adubo específico para o tipo de muda que esta a ser plantado, por exemplo, se for plantar uma muda de roseira, utilizar um adubo para estimular a floração é interessante. 

Após cavar a cova, retiramos a muda do torrão, é preciso ter cuidado para não danificar as raízes da muda, então fica a dica de dar uma boa regada na muda para amolecer o torrão, ou cortar o recipiente (vaso ou saco) pelas laterais com uma tesoura.

Na hora de tapar a cova, basta apertar levemente nas laterais para fixar a muda no solo, depois é só regar diariamente e observar o desenvolvimento da planta.
   
Muda de Limão


quarta-feira, 29 de maio de 2019

Palmeira Ráfia

As palmeiras são plantas extremamente ornamentais, e com a ráfia não é diferente, sendo utilizada em diversos projetos de jardinagem devido a sua bela folhagem com verde intenso. 

Pode ser cultivada em ambientes a meia sombra, inclusive se adaptam melhor a esse tipo de local, se tornando uma opção ótima de planta para se ter em um vaso dentro de casa. Quanto maior for o vaso mais facilidade ela terá para se desenvolver, mas pode ser cultivada também em vasos médios, e claro, diretamente no solo.

A manutenção é bem simples de se fazer, realizando podas de limpeza para remover galhos velhos e podas de controle do crescimento da planta. As regas podem ser feitas 1x na semana, não é uma planta exigente em relação a quantidade de água e nem a um solo muito rico, mas uma terra adubada é o ideal para seu desenvolvimento saudável. Uma dica para os dias quentes é borrifar água em suas folhas para ajudar na umidade.

Quanto a altura vai depender muito do local que ela for plantada e das condições para desenvolvimento, mas pode chegar até os 4 m. As mudas são feitas através da divisão de touceiras, separando os galhos que brotam ao lado da planta principal.

Palmeira Ráfia

Onde plantar a Palmeira Ráfia?

Vasos médios a grandes e diretamente no solo.   

A palmeira Ráfia é uma boa opção de planta para ambientes internos. 


domingo, 19 de maio de 2019

Mini jardim vertical de pallet

Mais uma ideia de como reutilizar os pallets para montar estruturas de jardim vertical. Uma forma de ajudar o meio ambiente reduzindo a quantidade de resíduos que vão para o lixo e também de economizar dinheiro, afinal compramos apenas os vasos, já que a estrutura será feita de material reaproveitado. 

Nesse projeto a estrutura ficou bem discreta, dando a impressão de que os vasos estão colocados diretamente na parede. Os materiais utilizados foram: pregos, pallets, parafusos, vasos suspensos, arame, tinta (se quiser pintar), argila expandida, manta bidim, terra e mudas de onze-horas amarela.  

Mini jardim vertical
                                                                                  

domingo, 12 de maio de 2019

Projeto de paisagismo

Os projetos de paisagismo servem para dar vida a um jardim, deixando o local mais bonito e agradável. Primeiramente deve ser feita toda a limpeza do terreno, retirando plantas invasoras, restos de obras e outros materiais que atrapalham a execução do projeto. Só depois de realizar essa etapa é que podemos começar o plantio das novas plantas. Foi necessário utilizar: luvas de jardinagem, enxada e sacos de lixo para esse serviço.


Nesse projeto foram usadas 3 mudas da planta Strelitzia, pedras brancas e cascas de pinus. Antes de adicionar a decoração foi preciso colocar uma manta anti-ervas para inibir o crescimento das plantas invasoras. 

No canteiro já havia uma Strelitzia plantada com algumas gramas em volta, a mesma foi mantida no local onde estava e um pouco da grama foi retirada para ser colocada em volta das novas mudas plantadas, fazendo assim a composição do jardim. As pedras brancas foram adicionadas em volta de todas as árvores frutíferas e a casca de pinus entrou como o acabamento final.


Etapas do projeto:

1) Retirar a vegetação invasora e restos de obras.
2) Nivelar o terreno.
3) Plantio das mudas.
4) Adicionar a manta anti-ervas.
5) Colocar a decoração (pedras e casca de pinus).

Antes
Durante


















                                                                                                                                                           
 
Depois

domingo, 24 de março de 2019

Algumas mudanças feitas no jardim

As vezes precisamos fazer mudanças no jardim, seja para melhorar a arrumação ou por necessidade de oferecer boas condições para a planta se desenvolver. Existem alguns motivos que podem nos obrigar a trocar uma planta de lugar, os 3 principais costumam ser:

1) Vaso pequeno: Pode acontecer de uma planta se desenvolver mais do que o esperado, tornando o vaso onde ela foi plantada um local difícil para seu crescimento, por exemplo, uma roseira de grande porte. Nesse caso, ou plantamos em um vaso bem maior ou devemos planta-la diretamente no solo. 

2) Sol: É preciso antes de fazer o plantio observar se o local recebe muito ou pouco sol. Se plantarmos uma Samambaia em um local que recebe sol diretamente o ano inteiro, ela provavelmente não vai se adaptar bem, sendo necessário retira-la daquele local e planta-la em um ambiente de meia sombra. 

3) Espaço: Combinar 2 ou mais plantas em único vaso é uma ótima maneira de deixar o jardim colorido e mais bonito. Mas as vezes uma pode atrapalhar o desenvolvimento da outra, quanto mais espaço uma planta tem pra se desenvolver, melhor pra ela. 

Mas em alguns casos, as mudanças são feitas apenas por conta da decoração. Como por exemplo colocar as plantas que produzem flores mais próximas da janela ou da porta de casa. 

Samambaias e Jibóia em jardim vertical

Jardim vertical se desenvolvendo


domingo, 24 de fevereiro de 2019

Jardim vertical com Aspargo-Alfinete

A Aspargo-alfinete é uma planta fácil de cultivar e que tolera muito bem o sol direto. Por ser uma planta pendente, é uma ótima opção para se ter em jardins verticais.

Essa planta se destaca com facilidade no jardim, sua folhagem diferente chama bastante atenção, além de seus frutos vermelhos e flores. Produzir mudas dessa planta é bem simples, sendo assim, é possível fazer várias mudas para montar diferentes tipos de jardins com a aspargo.

Para a montagem desse jardim foram necessários: uma placa de pallet, que foi usada como a estrutura do jardim, vasos para jardim vertical e arame para prender os vasos no pallet. Para fixar toda a estrutura na parede utilizei 3 parafusos, depois foi só começar a realizar o plantio das mudas nos vasos.

Jardim Vertical

Plantio de mudas da primeira fileira

Plantio de mudas da segunda fileira

Plantio de mudas da terceira fileira


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Como produzir mudas da Planta Dólar

Planta Dólar também muito conhecida como planta do dinheiro, é ótima para se ter em vasos pendurados, seus galhos caem formando uma bela cortina de flores e folhas.

Para produzir mudas dessa planta é muito simples, basta cortar um galho saudável e plantar em um recipiente com terra adubada, regar diariamente para manter a terra úmida e deixar a muda em local que não receba sol diretamente, até ela começar a se desenvolver e ganhar força.

Antes de fazer mudas de qualquer planta é importante verificar se a planta esta saudável, pois caso ela tenha alguma praga, dificilmente o processo de reprodução vai dar certo, também é interessante utilizar terra adubada na hora de plantar o galho para que a muda tenha como se desenvolver em uma terra rica em nutrientes.

Planta Dólar também muito conhecida como planta do dinheiro, é ótima para se ter em vasos pendurados, seus galhos caem formando uma bela cortina de flores e folhas.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Canteiro feito com Samambaia-Jamaica

A Samambaia-Jamaica é uma planta que é mais comum de cultivar em jardins verticais e vasos suspensos. Mas ela também pode ser plantada diretamente no solo, pois é uma planta que se espalha com facilidade e vai preencher todos os espaços disponíveis. Podendo assim ser uma opção de planta para forração e criação de canteiros.

Essa é uma planta que vale a pena ter no jardim de casa, ela é bem fácil de cultivar e sua folhagem é muito ornamental. Tenho postagens aqui no blog onde eu dou dicas de cultivo dessa planta e de como fazer mudas também.

Assista no vídeo abaixo a Samambaia-Jamaica sendo cultivada diretamente no solo e formando um belo canteiro.