domingo, 28 de julho de 2019

Produza terra adubada

É possível produzir terra adubada em casa para nossas plantas reaproveitando restos orgânicos que na maioria das vezes jogamos no lixo. Folhas, galhos, cascas de frutas e legumes, casca de ovo, borra de café... são muitas as opções de materiais que podemos usar. 

O mais comum é montar uma composteira e colocar esse material dentro, depois de alguns meses o material terá entrado em decomposição e se transformará em terra adubada para as plantas. Mas eu também gosto de produzir adubo por um outro processo, que é muito similar, porém não é preciso montar uma composteira.

Para esse método podem ser usados vasos de qualquer tamanho. Para começar colocamos uma camada de terra no fundo, cerca de 4 cm de altura, depois os resíduos misturados, sempre buscando um equilíbrio entre materiais secos e úmidos, de forma que tenha um pouco mais de secos. Por fim se coloca outra camada de terra por cima de tudo.

Por que e qual tipo de terra colocar nesse sistema?

Nas composteiras comuns, temos todo um sistema para chorume e para impedir a entrada de insetos, nesse método, a terra faz esse trabalho, segurando possíveis líquidos por baixo (se achar necessário coloque algum recipiente no fundo para armazenar o chorume) e protegendo a parte de cima do contato com insetos. A terra usada é a do jardim mesmo, retire um pouco de qualquer vaso ou canteiro, nessa terra já existem milhares de microrganismos que vão ajudar a decompor a matéria orgânica.

Como se acelera o processo?

Após 1 semana mais ou menos (depende do tamanho do seu sistema), revire todo o material, permitindo a entrada de ar, outro fator importante é manter a umidade no composto, jamais deixe secar, mas não deixe também que fique muito molhado. Excesso de água se resolve colocando materiais secos no sistema, como folhas por exemplo.

Restos orgânicos e terra de jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário