quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Adubo líquido - Principais considerações

Os adubos líquidos são encontrados com bastante facilidade em casas de jardinagem e hortos. Existem diferentes tipos de adubos líquidos, esses adubos são excelentes para oferecer mais nutrientes para nossas plantas de forma fácil e rápida. 

Mas atenção, não utilize adubos de plantas ornamentais na horta. Para horta existem adubos próprios, que são desenvolvidos para o uso em hortas orgânicas. Então tenha atenção na hora da compra e peça ajuda a um vendedor se necessário.

Principais pontos ao usar um adubo líquido:

1) Leia a forma de usar o adubo para fazer a aplicação de forma correta e na proporção correta. Normalmente as orientações de como aplicar vem na parte de trás da embalagem.

2) Os dados que devemos ter mais atenção são: a quantidade de adubo para a quantidade de água, e o período do ano no qual a aplicação será realizada. Esses dados podem variar bastante, seja por conta do país onde o adubo foi comprado, pois as estações do ano podem ser diferentes, o tipo de adubo, se é por exemplo pra estimular produção de flores ou estimular o crescimento da planta, da marca do adubo, entre outros motivos.

3) Aplique o adubo correto para a planta correta. Ou seja, não utilize um adubo de plantas suculentas em uma horta. Utilize um adubo para plantas de folhas verdes em plantas com folhas verdes.

Adubo líquido

Assista no vídeo abaixo como fazer a aplicação de um adubo para plantas de folhas verdes.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Como fazer a colheita total da Salsinha

Normalmente eu realizo a colheita da salsa aos poucos, cortando as folhas e os galhos mais antigos, dessa forma a planta consegue concentrar suas energias nos novos brotos e assim teremos sempre uma planta saudável e se desenvolvendo.

Salsa pronta para colheita

Mas uma outra forma de fazer a colheita é cortando todos os galhos de uma única vez. Para isso devemos juntar os galhos da salsa com as mãos e com o auxílio de uma faca ou uma tesoura cortar todos os galhos a cerca de 4 cm de altura do solo. Não corte muito próximo do solo, essa altura de uns 4 cm é o ideal. Aproveite para cortar galhos que parecem mal desenvolvidos ou secos, deixe apenas os mais verdes.

Realizando a colheita

A maior vantagem em realizar a colheita desta forma, é que a planta fará uma renovação completa de folhas e galhos. E depois de algumas semanas será possível fazer novas colheitas.

Uma desvantagem é que vamos colher uma grande quantidade de salsa de uma única vez e será preciso guardar essa salsa caso não seja possível usar tudo que foi colhido. Guardar não é um problema, mas tem pessoas que gostam de ter a salsa sempre na horta para fazer colheitas de folhas frescas e usar logo em seguida.