sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Dicas para cultivar um arranjo de cactos e suculentas em ambientes internos

As suculentas são plantas excelentes para usarmos na decoração de ambientes internos e externos. Podemos misturar cactos com suculentas em um mesmo arranjo, pois são plantas com necessidades muito parecidas, então conseguem se desenvolver juntas e formar belos arranjos.

No geral precisam de muita luminosidade e até mesmo sol direto, as regas devem ser poucas, deixando o solo levemente úmido, o excesso de água é muito prejudicial a essas plantinhas. Apesar de muito resistentes e de fácil cultivo, precisam de cuidados também, a seguir os 3 principais cuidados com os arranjos de cactos e suculentas: 

1) Luminosidade

O local deve ter muita luz direta, no geral, essas plantas precisam de muita luz e até mesmo sol direto, se você mora em apartamento, coloque seu arranjo para pegar sol de manhã ou no final da tarde. Essa é a vantagem do vasinho, podemos mover para outros locais conforme as necessidades da planta. 

2) Rega em excesso

Controle das regas é muito importante para que seu arranjo fique bonito, água em excesso fará a planta apodrecer, fazendo primeiramente suas folhas caírem. Regue seu arranjo quando o solo estiver quase seco, utilize um copo ou regador para realizar a rega, assim é possível controlar a quantidade de água. 

3) Adubação ou troca do substrato

São extremamente resistentes, mas oferecer nutrientes para a planta vai ajudar a mante-la saudável e se desenvolvendo, existem adubos líquidos excelentes para essa função, que basta diluir em água e regar a planta. A troca do substrato pode ser necessária depois de um tempo, sendo preciso fazer uma limpeza nas raízes velhas também, quando a terra se apresentar muito seca ou compactada, pode ser um indicativo da necessidade de troca.

Arranjo de cactos e suculentas

Cactos

Suculentas


domingo, 29 de novembro de 2020

Poinsettia Variegata

A Poinsettia, conhecida em alguns lugares como Bico-de-papagaio ou estrela de natal, é uma planta de folhagem extremamente ornamental que costuma ser muito procurada nos meses de novembro e dezembro para ser usada na decoração de natal.

Se desenvolve melhor em ambientes externos, diretamente no solo com bastante espaço para crescer. Recebendo sol diretamente, em solo bem drenado e com regas moderadas, essa planta cresce rapidamente e pode chegar aos 4 metros de altura. Em vasos os cuidados devem ser os mesmos, sempre procurando cultiva-la em vasos grandes. 

As mudas são feitas através da estaquia de galhos. Corte um galho saudável de cerca de 20 cm retire as folhas da base, deixe apenas algumas no topo da estaca e plante em solo bem drenado para enraizar. 

Como cultivar a Poinsettia dentro de casa no natal?

Durante os meses de novembro e dezembro é cada vez mais comum ver essa planta fazendo parte da decoração de natal. Para manter sua planta bonita durante todo o período coloque seu vaso em um local bem iluminado, o solo deve ser rico em matéria orgânica e as regas devem ser feitas de forma moderada, mantendo o solo levemente úmido. 

Com esses cuidados básicos a planta resiste facilmente por uns 3 meses dentro de casa.

Manutenção durante o ano:

- Replantio para um vaso maior ou plantar diretamente no solo.

- Podas de limpeza e formação.

- Adubação.

Floresce normalmente no inverno, quando os dias são mais curtos, então para fazer essa planta florescer no natal é preciso reduzir sua exposição solar, colocando a planta em ambientes escuros por algumas horas todos os dias. O ideal é começar esse processo mais ou menos no mês de outubro, se tudo correr bem, no meio de novembro já será possível ver alguns brotos na planta.

Poinsettia Variegata

Onde plantar a Poinsettia?

Vasos pequenos (apenas quando a muda ainda é muito pequena), vasos médios e grandes, jardineiras e diretamente no solo.

Planta excelente para usar na decoração de natal.


sábado, 7 de novembro de 2020

Como produzir mudas da Manjerona

A Manjerona é uma planta incrível de ter na horta, é fácil de cultivar e também de produzir mudas. Fazer mudas da Manjerona por sementes pode ser um pouco demorado, as sementes levam algum tempo para germinar e depois ainda é preciso adaptar a jovem muda ao local de cultivo. 

Uma forma de produzir uma muda de maneira mais rápida é através da estaquia de galhos, para isso, precisamos de uma muda já bem desenvolvida e saudável. As etapas para produção da muda são:

1) Selecionar um galho saudável com cerca de 10 cm.

2) Retirar algumas folhas da base do galho.

3) Plantar o galho em solo bem drenado. A terra para esse processo não precisa ser nada de muito especial, um pouco de terra que usamos na horta já é o suficiente.

4) Regar frequentemente para manter o solo úmido e deixar a muda em local com bastante claridade, mas sem sol direto.

As raízes se desenvolvem rapidamente, se tudo correr bem, dentro de  20 dias é possível ter uma muda com sistema radicular bem desenvolvido e pronta para plantio em local definitivo.

Muda de Manjerona

Manjerona na horta


domingo, 25 de outubro de 2020

Como produzir mudas do Clorofito

O Clorofito é uma planta que pode ser cultivada de diferentes formas em diferentes ambientes. Fica muito bem em vasos suspensos, mas também pode ser plantado em floreiras, fica ótimo como composição de vasos com outras plantas e pode também ser cultivado como forração, formando um lindo tapete verde.

Fazer mudas dessa planta não é difícil, basicamente a planta faz todo o trabalho sozinha. Durante seu desenvolvimento o Clorofito produz galhos que geram pequenas flores e pequenas mudas, é através desses galhos que conseguimos tirar as mudas da planta, e o melhor é que elas já vem com algumas raízes.

Galho de Clorofito com mudas

Quanto maiores as mudas, maiores as raízes, logo mais rápido será o desenvolvimento da nova planta. Podemos plantar as mudas de Clorofito diretamente no local definitivo, elas são muito resistentes, mas plantar em um recipiente separado com terra adubada e bem drenada, é a melhor opção para poder acompanhar o desenvolvimento da planta.

Na foto abaixo, tenho mudas que deixei em um vaso para enraizar, depois de 4 meses elas já apresentam sistema radicular bem desenvolvido e já são plantas mais fortes para plantar em local definitivo. 

Mudas de Clorofito com 4 meses 

Então, basicamente temos 3 etapas para produzir mudas do Clorofito.

1) Selecionar uma muda bem formada e com algumas raízes.

2) Tirar a muda do galho e plantar em substrato adubado (regas para manter solo levemente úmido). 

3) Acompanhar o desenvolvimento da muda por alguns meses.


domingo, 11 de outubro de 2020

Coentro - Plantio, germinação e desenvolvimento completo

O coentro é uma planta incrível de cultivar e tem diversas utilidades na culinária. Se desenvolve rapidamente quando esta nas condições ideais, mas a germinação das sementes pode demorar um pouco. Pode ser cultivado em vasos, canteiros, floreiras e até em hortas verticais. É uma ótima opção para quem esta começando uma horta em casa. 

1) Germinação

Uma grande dica para acelerar a germinação das sementes é deixa-las de molho por 1 ou 2 dias em um copo com água. Outros fatores também ajudam a fazer as sementes brotarem mais rápido, como: clima, tipo de solo e umidade. De uma forma geral, um solo rico em matéria orgânica com boa drenagem, e que seja mantido levemente úmido durante todo o processo, em uma temperatura na faixa dos 25 graus, ajudam muito o coentro a germinar. 

Geralmente, quando plantadas diretamente no solo, as sementes germinam dentro de 15 a 20 dias. Quando são deixadas de molho e tentamos deixar as condições as mais próximas das ideais possíveis, podem germinar dentro de 7 dias. 

2) Plantio

No plantio, devemos enterrar as sementes com cerca de 2 cm de profundidade, tentar sempre dar um espaçamento de uma para outra, mas também não há problema caso algumas fiquem muito próximas.

Podemos plantar em linhas (fotos abaixo), que é quando temos uma muda ao lado da outra formando uma linha, ou então com espaçamentos maiores, fazendo pequenas covas e colocando de 2 a 3 sementes em cada uma. A rega é fundamental durante o processo de germinação, de preferência use um borrifador para molhar, assim é possível controlar a quantidade de água no solo, que deve ficar levemente úmido. 

Durante os 20 primeiros dias pode ser preciso retirar as mudas que estão mal desenvolvidas, pois elas acabam atrapalhando as que estão se desenvolvendo mais rápido. 

3) Desenvolvimento

Mudas com 7 dias após germinação

Mudas com 25 dias 

Mudas com 35 dias

Mudas com 50 dias 


domingo, 27 de setembro de 2020

Sistema de rega para horta

Um sistema de rega apresenta muitas vantagens para nossos cultivos, sendo uma das principais o controle da quantidade de água que oferecemos as plantas.

O material que utilizei para a montagem do sistema de rega gota a gota na minha horta foi:

- Tubo 4 mm.
- 3 cruzetas e 1 T para ligação dos tubos.
- 8 gotejadores.
- 9 estacas de fixação.
- 2 peças de ligação para tubo 4 mm com mangueira de jardim.

Material para a montagem

A conexão das peças é feita por encaixe, não é necessário utilizar nenhum tipo de cola para prender os gotejadores ou as peças de ligação dos tubos. Desmontar o sistema também é muito simples, sendo possível trocar gotejadores de lugar ou aumentar o sistema adicionando mais gotejadores.

Antes de começar a montagem o ideal é medir e anotar em um papel onde ficará cada gotejador, cortar o tubo é fácil, basta utilizar uma tesoura, mas para não cometer erros e perder material atoa, é bom criar um projeto e usar o mesmo como guia, ainda assim, alguns ajustes sempre são precisos. 

Tubo e gotejadores

As estacas são muito importantes para fixar os gotejadores e os tubos no solo, outro ponto que podemos destacar, é que não é preciso ter um gotejador para cada planta, um mesmo gotejador pode regar 2 ou até 3 plantas, para isso, podemos regular os mesmos para que soltem mais ou menos água.

Ajustes quase sempre serão necessários, seja por que um tubo ficou curto ou um gotejador ficou muito longe da planta que ele deveria regar, mas o resultado final é muito prazeroso, um sistema de irrigação que vai ajudar no desenvolvimento de nossas plantas.

Sistema de rega por gotejamento


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Como cultivar a Manjerona

A manjerona é excelente para pequenas hortas, pois pode ser cultivada em vasos e floreiras. É muito apreciada na culinária, então vale a pena ter essa planta na horta.

O plantio da manjerona por sementes pode ser feito em sementeiras ou diretamente no local definitivo. A germinação costuma demorar um pouco, podendo levar mais de 2 semanas para as primeiras sementes brotarem.

O solo ideal para cultivo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. É fundamental receber luz solar direta, para que a planta tenha mais aroma e sabor, quanto mais sol melhor para seu desenvolvimento, mas com cerca de 4 horas de sol direto já é possível ter um bom cultivo dessa planta.

As regas devem ser feitas de forma que o substrato fique levemente úmido, uma dica para manter o solo úmido é colocar uma camada de folhas secas por cima da terra, isso também vai ajudar a inibir o crescimento de ervas daninhas.

Pode ser cultivada com outras plantas, mas é preciso ter atenção pois ela se espalha bastante, podendo assim invadir o espaço dos outros cultivos. Quando cultivada nas condições ideais pode chegar aos 60 cm de altura, e a colheita pode ser feita cerca de 60 dias após o plantio. A manjerona raramente é atacada por pragas. 

Manjerona na horta


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

3 cuidados para ter os Gerânios sempre com flores

Os Gerânios são plantas lindas que se destacam com muita facilidade no jardim por conta de suas belas flores. Podem ser cultivadas em vasos, canteiros ou jardins verticais. São de fácil cultivo, mas existem 3 cuidados básicos que precisamos ter para que essa planta esteja sempre produzindo flores. 

Floração do Gerânio 

1) Podas de limpeza

É muito importante realizar podas de limpeza nessa planta, devemos sempre retirar galhos mal desenvolvidos, folhas secas e flores velhas. Isso vai estimular o desenvolvimento da planta e a produção de novas flores.

2) Luz

Fundamental que o Gerânio receba sol diretamente, pelo menos por algumas horas. Pelas minhas experiências, 4 horas de sol já é o suficiente. Quanto mais sol, maior atenção as regas é preciso, essa planta não gosta de solos encharcados, manter o substrato levemente úmido é o ideal. 

3) Adubação

Aprecia solos ricos em nutrientes, devemos plantar em um substrato rico em matéria orgânica para seu desenvolvimento inicial e fazer adubações periódicas. Existem adubos líquidos que podem ser encontrados facilmente em casas de jardinagem que são fáceis de aplicar e muito eficientes. Podemos também renovar o substrato dos canteiros e vasos adicionando terra nova, oferecendo assim mais nutrientes para as plantas. 


terça-feira, 25 de agosto de 2020

Renovando o mulching da horta

O mulching com restos vegetais é a melhor forma de proteger o solo e oferecer nutrientes para as plantas de maneira natural. Uma das principais vantagens da utilização dessa técnica é que conseguimos manter o solo úmido por muito mais tempo, e em alguns casos, pode ser possível diminuir a frequência das regas. 

Para horta, gosto de utilizar apenas restos vegetais, pois conforme vão se decompondo eles vão liberando nutrientes para o solo favorecendo um melhor desenvolvimento das plantas. Também pode ser usado em plantas ornamentais, mas nessas prefiro fazer uso da casca de pinheiro ou de pedras brancas para decoração. 

Costumo renovar a camada de restos vegetais quando observo que a cobertura já está bem seca e em algumas partes já esta misturada com a terra. Podemos adicionar folhas secas, restos de podas e galhos, sendo o ideal reduzir o máximo possível o tamanho dos resíduos para melhor cobertura no solo.

Essa técnica simples e fácil de aplicar pode ajudar demais no desenvolvimento de todas as plantas do jardim.


segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Evite o ataque de lagartas na Couve

Ter couves na horta e não sofrer com o ataque de lagartas é praticamente impossível. As lagartas em poucos dias podem destruir uma plantação inteira, então precisamos estar atentos para não ter nossa horta devorada. 

Diariamente eu verifico todas as folhas das minhas couves a procura de ovos ou lagartas, quando encontro já retiro manualmente, essa é a melhor forma de controle sem precisar usar qualquer produto, seja ele químico ou caseiro. Tarefa difícil para grandes plantações, mais recomendado para quem tem poucas mudas como eu.

Mas as lagartas que costumam atacar minhas couves são verdes da cor das folhas, o que dificulta bastante para encontra-las. Uma solução de vinagre com água ajuda nesse controle, eliminando as lagartas pequenas e evitando que as borboletas coloquem novos ovos.

Tenha muito cuidado ao utilizar o vinagre, JAMAIS aplique no sol pois ele pode queimar as folhas da couve, eu utilizo de 4 a 5 gotas de vinagre para aproximadamente 1 litro de água, fazendo assim uma solução bem fraca. Borrifar na parte de cima e de baixo das folhas no final da tarde, quando já não houver mais sol no jardim. A cada 2 dias é o suficiente. 

Folha da Couve Galega Lisa 

Essa é uma forma de evitar uma infestação de lagartas, eventualmente uma ou outra escapa da verificação ou resiste ao vinagre e acaba por fazer alguns buracos nas folhas, mas nunca chegam a forma adulta e menos ainda comem a plantação inteira. 


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Crassula

A Crassula é uma suculenta extremamente fácil de se cultivar e de baixa manutenção. É de crescimento lento, deve ser cultivada em um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. 

As regas devem ser controladas, só regar quando o solo estiver seco, o excesso de água pode ser prejudicial as raízes causando seu apodrecimento. Pode ser cultivada em ambientes internos que recebam bastante claridade e a sol pleno, mas devemos ter cuidado pois uma exposição prolongada pode queimar suas folhas. As mudas são feitas pela estaquia de galhos. 

É muito usada em projetos de paisagismo para formar arranjos com outras suculentas. É uma planta ornamental e perfeita para quem não tem muito tempo disponível para cuidados.

Crassula


Onde plantar a Crassula?

Vasos pequenos, médios, grandes e jardineiras.

A Crassula é uma boa planta para decoração de ambientes internos. 


segunda-feira, 27 de julho de 2020

3 formas de cultivar o Lambari no jardim

Planta extremamente fácil de cuidar e que pode ser cultivada de diferentes maneiras, a Tradescantia Zebrina, conhecida também como lambari é muito ornamental e se destaca em qualquer jardim. Existem 3 formas principais de se cultivar o lambari. 

1) Vasos: Não precisam ser muito grandes, como ela costuma crescer mais para os lados, podemos cortar os galhos maiores para estimular a produção de galhos da sua base e assim ter uma planta bem cheia no vaso. 

Lambari em vaso.
Lambari em vaso

2) Vasos suspensos ou jardins verticais: Como ela é uma planta que cresce horizontalmente, ela faz o efeito pendente quando cultivada em vasos no alto, criando uma bela cortina de folhas. 

Lambari em vaso suspenso

3) Forração: É uma ótima opção para locais de sombra onde a grama não cresce. Se desenvolve rapidamente e pode até ser invasiva em alguns casos.

Lambari na forração 


quinta-feira, 16 de julho de 2020

Colheita da Couve Galega Lisa

Cultivar uma horta em casa é extremamente prazeroso... poder ver de perto as hortaliças se desenvolvendo e saber que é um alimento livre de agrotóxicos. 

Mas a melhor parte sem dúvida é a da colheita, depois de tantos dias acompanhando o crescimento, regando, adubando e cuidando para não ser atacada por pragas, podemos colher e desfrutar do alimento cultivado em casa.

A Couve Galega Lisa além de extremamente nutritiva, é super fácil de cultivar, desde a germinação das sementes até a colheita das folhas, pode ser cultivada praticamente sem problemas o ano inteiro, mas prefere os climas mais frios... Uma atenção que é preciso ter é com o ataque das lagartas, elas adoram as folhas da couve.

Couve para colheita

Colheita realizada


terça-feira, 7 de julho de 2020

O que é o mulching?

O mulching é a técnica que consiste em adicionar uma camada protetora ao solo, que pode ser de material orgânico ou inorgânico. As vantagens são muitas, como por exemplo, controle do crescimento das ervas daninhas e regulação da temperatura do solo (ideal no inverno e no verão). 

As folhas secas são meu material preferido para o mulching pois são fáceis de conseguir e de aplicar, além disso, conforme vão se decompondo vão liberando nutrientes para o solo. Se for utilizar em vasos corte as folhas em pedaços bem pequenos e tente não adicionar uma camada muito alta, cerca de 5 cm é o suficiente. 

Folhas secas para o mulching

Solo protegido 


sexta-feira, 19 de junho de 2020

Como produzir mudas da Falsa Hortelã

A Falsa Hortelã apresenta uma folhagem que se destaca em qualquer lugar, quando cultivada em vasos suspensos forma uma bela cortina de folhas coloridas que deixam qualquer ambiente com mais vida. 

Além de muito bonita, é uma planta fácil de multiplicar. Para fazer mudas basta cortar um galho da ponta que esteja saudável e forte. Segue abaixo um simples passo-a-passo para fazer mudas com sucesso.

1) Selecione um galho saudável (galho com folhas bonitas e brotações).

2) Corte a ponta desse galho, um pedaço de 5 a 8 cm já é o suficiente.

3) Plante em um solo bem drenado, não deixe nunca o solo ficar encharcado, isso pode apodrecer a estaca e todo trabalho será perdido.

4) Manter em local com boa claridade, sem sol direto e levemente úmido.

Quando as novas folhas começam a brotar é porque as raízes estão se desenvolvendo, já sendo possível plantar em local definitivo.

Galho para fazer muda da Falsa Hortelã


quinta-feira, 11 de junho de 2020

Transformei a varanda em um jardim

É possível construir um jardim em qualquer local, existem plantas para qualquer tipo de condição... desde muito sol a nenhum sol, e existem vasos para qualquer tipo de espaço disponível... desde vasos para paredes a vasos gigantes para exterior. 

Antes

Depois


quinta-feira, 28 de maio de 2020

Falsa Hortelã

A Falsa Hortelã é uma linda planta para se ter em vasos suspensos, pode ser cultivada em ambientes internos e externos.

Essa planta se desenvolve com muita facilidade e rapidez, não é exigente em relação ao solo, mas usar um substrato rico em matéria orgânica vai ajudar em seu crescimento.

As regas devem ser moderadas, ela é resistente a falta de água, então deixe o solo secar bem antes de fazer outra rega. 

Pode ser plantada em qualquer tipo de vaso, mas é comum ver essa planta sendo cultivada em vasos pendentes, importante que o vaso tenha boa drenagem e não deixe acumular água. Pode ser cultivada a sol pleno ou meia sombra, as mudas são feitas através da estaquia.

Falsa Hortelã

Onde plantar a Falsa Hortelã?

Vasos pequenos, médios e grandes, vasos suspensos, jardineiras e diretamente no solo.

Planta excelente para usar na decoração por conta de sua folhagem ornamental.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Horta em vasos na varanda

Não é necessário ter muito espaço para se ter uma hortinha em casa, um local que receba uma quantidade mínima de sol, cerca de 3 a 4 horas por dia, já é o suficiente para cultivar diversas hortaliças e temperos. A minha horta recebe basicamente a mesma quantidade de sol e as regas são feitas 3 vezes na semana. 

Em um vaso médio tenho couve-galega, o ideal é ter apenas uma ou duas mudas por vaso pois ela precisa de espaço para se desenvolver e produzir folhas grandes e saborosas. O coentro e a salsa são plantados e cultivados de forma muito semelhante, jardineiras e vasos médios são o suficiente para cultivar esses temperos.

Também tenho cebolinha em um vaso pequeno, manter a terra úmida é uma dica para sempre ter uma planta saudável e produzindo. Em outro vaso pequeno tenho hortelã, essa deve sempre ser cultivada sozinha pois é extremamente invasiva. 

Coentro, Couve e Salsa

Hortelã
  

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Azevinho

Planta que se destaca por suas folhas verdes com bordas em formato de espinho e seus pequenos frutos vermelhos, muito usada na decoração em ambientes internos e externos.

O ideal é cultiva-la no exterior, em ambientes internos também é possível mas precisa ser um local de bastante luz. Se for cultivar em locais de sol direto, evite o sol do meio dia, de preferência ao sol da manhã.

Aprecia solos ricos em matéria orgânica e não tolera encharcamentos, então o solo precisa ter boa drenagem. Regas devem ser feitas de 3 a 4 vezes na semana em locais de clima ameno, e deve ser evitado molhar as folhas, apenas borrife água nas folhas se tiver muito quente e seco.

Podas de limpeza e formação são necessárias. A propagação é feita por estacas ou sementes, e é uma planta muita usada como cerca viva.

Azevinho

Onde plantar o Azevinho?

Vasos médios e grandes, jardineiras e diretamente no solo.

Azevinho é uma planta perfeita para decoração. 


domingo, 3 de maio de 2020

Como fazer farinha de casca de ovo

A casca de ovo pode ser reaproveitada de muitas maneiras no jardim, e uma das melhores formas é para adubar nossas plantas, já que elas são ricas em cálcio e outros nutrientes importantes para o desenvolvimento saudável das plantas.

Para que os nutrientes estejam disponíveis de maneira rápida, transformar a casca de ovo em uma farinha é a melhor forma. Segue abaixo os 3 passos para isso:

1) Lavar para retirar os resíduos de ovo das cascas.

2) Deixar secar, na sombra de preferência.

3) Bater no liquidificador até reduzir o máximo possível seu tamanho.


quinta-feira, 23 de abril de 2020

Como plantar e cultivar o Coentro

O coentro é uma planta fácil de se cultivar, podendo ser plantada em jardineiras, jardins verticais, vasos e diretamente no solo. Veja a seguir algumas dicas de como semear essa planta e como cultiva-la.

Para germinar as sementes:

1) Plantar as sementes em sementeiras ou diretamente em local definitivo com pequenos espaçamentos entre elas.

2) Profundidade de 2 cm aproximadamente.

3) Cobrir as sementes com terra e regar em seguida.

4) Germinação ocorre em 15 dias mais ou menos, deixar as sementes de molho na água por um dia ajuda a acelerar o processo.

Para cultivar o Coentro:

1) Solo bem drenado e rico em matéria orgânica. 

2) Bastante sol, pelo menos 4h por dia. 

3) Regas frequentes nas primeiras semanas e moderadas após as mudas começarem a se desenvolver. 

Coentro em vaso


sábado, 11 de abril de 2020

Como semear Couve Galega Lisa

A Couve Galega é muito fácil de cultivar, além disso, produzir mudas dela através das sementes também não é uma tarefa difícil. A seguir, apresento um passo a passo de como semear essa saborosa Couve. 

1) Escolha um local para semear, uma boa opção é uma caixa de ovos.

2) Plante de 3 a 4 sementes em cada espaço, mesmo que todas germinem, você escolherá apenas as mais fortes.

3) Deixe a sementeira em local de meia sombra e faça regas para manter o substrato úmido.

4) A germinação ocorre em cerca de 7 dias e em aproximadamente 15 dias é possível selecionar as mudas mais fortes para plantar em local definitivo.

5) Após plantar em local definitivo, a couve precisa de regas moderadas, bastante sol e adubações ricas em nitrogênio.


segunda-feira, 16 de março de 2020

Duas dicas para regar suculentas

Que as suculentas são plantas fáceis de cultivar e muito ornamentais nós já sabemos, mas uma questão que gera muita dúvida é qual a quantidade ideal de água para essas plantas. 

O excesso de água é uma das principais causas de morte das plantas suculentas, existem 2 dicas básicas sobre as regas que podem salvar suas suculentas, são elas:

1) Regue apenas quando a terra estiver realmente seca, faça o teste do dedo e veja se o solo esta úmido.
2) Nunca regue as folhas, água apenas no substrato, molhar as folhas pode favorecer o surgimento de fungos.

Suculentas em vaso

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Arranjo de suculentas em vasos de barro

As suculentas além de muito ornamentais são super fáceis de cultivar. O arranjo abaixo foi feito com: Terra adubada, vermiculita para decoração, 2 vasos de barro e mudas de suculentas bem enraizadas. Esse arranjo ficará em ambiente interno com bastante claridade. 

Arranjo de suculentas 


terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Gerânio

Planta muito cultivada em jardineiras por conta de suas belas flores que ganham destaque em qualquer lugar, o Gerânio é uma planta clássica para se ter na ornamentação do jardim.

O solo ideal para seu cultivo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. Por ser uma planta que não tolera água em excesso, a drenagem deve ser muito bem feita e as regas controladas. 

As mudas são feitas facilmente através da estaquia de galhos. A manutenção é realizada regularmente para cortar galhos velhos ou mal desenvolvidos.

Pode ser cultivada em praticamente qualquer lugar, desde que se tenha sol direto o ano inteiro no local escolhido, essa planta necessidade de muita luz direta para seu bom desenvolvimento. 

Gerânio

Onde plantar o Gerânio?

Vasos pequenos e médios, jardineiras, diretamente no solo, jardins verticais e vasos suspensos.   

Gerânio é uma planta perfeita para se ter em ambientes externos e com sol direto.

      

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Avenca

A avenca é uma planta extremamente ornamental, com folhas delicadas e com formato diferenciado. É relativamente fácil de se cultivar, devemos apenas ter atenção a pequenos detalhes.

Deve ser plantada em solo rico em matéria orgânica, com boa drenagem e em ambientes com bastante claridade, mas evitando sempre o sol direto. As regas devem ser moderadas de forma que o solo fique apenas úmido. De forma geral, um ambiente úmido e com muita luz é o ideal para ela.

Se desenvolve rapidamente nas condições ideais, sendo apenas preciso fazer podas de limpeza para manter a planta esteticamente bonita. As mudas são feitas através dos esporos, que surgem na época certa, ou pela divisão de touceiras, tenha cuidado nesse método pois a avenca tem galhos muito delicados.

É uma planta pendente, sendo ótima para se ter em vasos suspensos, por conta de sua beleza é usada na decoração da casa.

Avenca

Onde plantar a Avenca?

Vasos pequenos e médios, jardineiras, jardins verticais e vasos suspensos.   

A avenca é uma planta perfeita para se ter em ambientes internos. 


quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Aprenda o que é um vaso cachepot

O vaso cachepot nada mais é do que um vaso que é usado para esconder outro vaso. Esses vasos costumam ser mais bonitos e mais caros do que os vasos comuns de plástico que plantamos nossas plantas.

São vasos mais elaborados, feitos muitas vezes de cerâmica, resina, madeira ou algum outro tipo de material mais resistente. Não apresentam furos no fundo, pois são usados na maioria das vezes em ambientes internos como decoração, logo, o vaso que esta dentro dele que terá os furos com sistema de drenagem e etc.

Apesar de não ter furos no fundo, também podemos sim plantar diretamente dentro de um vaso cachepot, mas é preciso ter atenção dobrada as regas, pois o excesso de água não terá por onde sair.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

3 dicas para germinar semente de Tomate Cereja

O tomate cereja é muito consumido em todo o mundo, mas atualmente na agricultura são utilizados diversos produtos que podem fazer mal a nossa saúde. Com essas 3 dicas você terá mais facilidade em germinar as sementes do tomate cereja e ter seu próprio cultivo em casa para consumo. 

1) Utilize uma terra bem leve e de fácil drenagem, aquela que quando regamos a água logo desce, assim as sementes terão espaço para ''respirar'' e germinar.

2) Manter o solo levemente úmido, jamais regar demais, também deve manter a sementeira em local com bastante claridade mas longe do sol direto. 

3) Evite mexer muito na sementeira, escolha um local onde você pode deixa-la até a germinação. Mover a sementeira pode deslocar as sementes de lugar e atrapalhar o processo, isso serve também para o momento da rega, use de preferência um borrifador para reduzir o impacto da água na terra.

Assista no vídeo abaixo, em nosso canal no YouTube, as etapas do plantio das sementes até o transplante final das mudas já prontas.