quinta-feira, 22 de junho de 2023

Cenoura - Plantio, Colheita, Benefícios e Uso na culinária

1) Plantio

Precisamos ter muita paciência no cultivo, as cenouras demoram bastante para germinar e mais ainda para se desenvolverem. É possível fazer o plantio da cenoura em vasos e diretamente no solo. 

O substrato deve ser de fácil drenagem e livre de resíduos, para que as cenouras consigam crescer sem dificuldades. Locais com clima ameno são os melhores para cultivar, mas a variedade que esta sendo cultivada e a época do ano são dois fatores que podem influenciar no cultivo das cenouras. 

O excesso de água no solo pode causar problemas no cultivo, como por exemplo apodrecer as cenouras, e essa é outra razão pela qual é muito importante utilizar um substrato de fácil drenagem.

2) Colheita

O tempo de colheita vai depender da variedade cultivada, mas normalmente dentro de 100 dias é possível realizar a colheita.

Pode ser feita manualmente ou com o auxílio de máquinas próprias para esse trabalho. Para pequenos cultivos caseiros, em vasos ou canteiros, normalmente podemos usar ferramentas, como pás ou garfos, para ajudar a soltar as cenouras do solo, tendo cuidado para não danificar as cenouras. Em seguida devemos lavar as cenouras para retirar resíduos do solo e também cortar as folhas. A forma mais comum de armazenamento é diretamente na geladeira, mas só coloque na geladeira depois que as cenouras estiverem lavadas e secas.

Cenouras de diferentes tamanhos é completamente normal, além disso, nem sempre a muda que apresenta mais folhas e mais galhos será a muda com a maior cenoura. Uma indicação de que as cenouras estão prontas para colheita, ou pelo menos próximas de estarem prontas, é quando folhas e galhos secos começarem a aparecer.

3) Benefícios

A cenoura é muito conhecida por ser uma boa fonte de vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológicoRica em nutrientes, é uma ótima fonte de vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Pode ser uma excelente aliada no controle de peso, a razão disso é que a cenoura é um alimento de baixa caloria e que possui um índice glicêmico relativamente baixo. Sendo assim, é possível comer um lanche saudável, nutritivo e saboroso sem ingerir uma grande quantidade de calorias. 

Mas lembre-se de sempre procurar orientações antes de adicionar qualquer alimento na sua dieta com objetivos específicos.

4) Uso na culinária

Fazendo parte de diferentes tipos de dietas, a cenoura é bastante consumida em vários lugares do mundo. Sendo assim, existem muitas receitas possíveis para fazer com as cenouras. Podem ser servidas desde uma forma simples, como por exemplo, cozidas em rodelas para o almoço da tarde, a formas mais elaboradas, como por exemplo um bolo de cenoura com cobertura de chocolate para tomar junto com o café.

Entre outras receitas com cenouras podemos citar: Suflê de cenoura, sopa com cenoura, salada de cenoura ralada, suco de cenoura, cenoura refogada com alho e ervas e cenoura em rodelas grelhada com temperos.

Essas são apenas algumas dicas de receitas para explorar o potencial culinário das cenouras. Experimente outras combinações e aproveite todas as formas deliciosas de incluir a cenoura em suas refeições.


quarta-feira, 14 de junho de 2023

Como usar o adubo produzido na composteira

No vídeo abaixo eu mostro uma maneira de utilizar o adubo produzido na composteira. Basicamente, vou misturar 2 partes de terra usada para 1 parte de adubo. Tenho que fazer reposição de terra em alguns vasos, nessa reposição, vou aproveitar para adicionar um substrato rico em nutrientes e ao mesmo tempo reaproveitar um substrato já usado que pode estar sem nutrientes. Existem outras formas de usar o adubo produzido em casa, essa é apenas uma.

Uma outra forma de usar o substrato da composteira é colocar diretamente por cima da terra, sem misturar com outra terra. Nesse caso é sempre bom revirar um pouco a terra que já esta no vaso para misturar com o adubo que esta sendo adicionado. Tenha cuidado para não danificar as raízes da planta durante o processo de revirar a terra.

Para fazer a reposição é bem simples, basta adicionar a terra em volta da planta ou espalhar por cima do vaso. Essa também é uma forma de oferecer nutrientes para as plantas, já que estamos adicionando terra nova. É sempre bom fazer uma rega após esse processo. 



quarta-feira, 17 de maio de 2023

Dicas de cultivo da suculenta Rabo-de-burro

A suculenta rabo de burro pode apresentar um crescimento rápido se estiver nas condições ideais de cultivo. Ela se multiplica com muita facilidade pela estaquia de galhos.

O ideal é sempre cultiva-la em vasos suspensos, afinal é uma suculenta pendente. Praticamente pode ser cultivada em qualquer tamanho de vaso, mas quanto maior o vaso, melhor para o desenvolvimento da planta.

É extremamente resistente a falta de água, porém costumo manter o solo levemente úmido, realizando regas de forma moderada. Utilize um substrato rico em matéria orgânica no plantio inicial, principalmente se a muda ainda for muito pequena, isso vai ajudar no seu desenvolvimento. É importante que o substrato seja de fácil drenagem, ou seja, que não fique com água acumulada após as regas. Deve ser cultivada a sol pleno.

Suculenta Rabo-de-burro

As folhas dessa suculenta quebram com facilidade, então tenha cuidado com o local onde a planta vai ficar. Quando se pensa em suculentas para vasos suspensos, com certeza essa planta é uma das melhores opções.


quarta-feira, 3 de maio de 2023

3 plantas que resistem a falta de água

Existem plantas que necessitam de regas frequentes, mas também existem plantas que podem aguentar longos períodos sem regas. A seguir vou apresentar 3 plantas que tenho no meu jardim que são resistentes a falta de água.

1) Yucca

Essa planta pode ser cultivada em ambientes internos e externos, atualmente tenho ela em um vaso de tamanho médio no canto da varanda. É uma planta muito resistente a falta de água. É uma boa opção de planta para quem não tem tempo de realizar regas, sua folhagem é bastante ornamental.

2) Sedeveria Letizia

As plantas suculentas de uma forma geral são extremamente resistentes a falta de água. Essa é uma boa planta suculenta para ter em vasos pequenos e médios, cresce com bastante velocidade e consegue resistir sem grandes problemas a períodos sem água. Uma boa planta para quem passa muito tempo fora e não consegue regar as plantas.

3) Tradescantia Zebrina

Conhecida como lambari, é uma planta fácil de fazer mudas, de cultivar, cresce rápido e sua folhagem colorida sempre se destaca no jardim, além disso consegue resistir a períodos sem regas. O ideal é manter o solo úmido para um bom cultivo dessa planta, mas na mesma ela consegue resistir a falta de água.



quarta-feira, 22 de março de 2023

Porque replantar uma planta em um vaso maior

As vezes quando uma planta para de se desenvolver, uma das razões, pode ser o tamanho do vaso que já esta pequeno para a planta.

Mesmo que o substrato esteja perfeito e que a planta receba sol e regas de forma correta, pode chegar um momento em que será difícil ter uma planta produzindo novas folhas e flores em um vaso pequeno e a melhor solução pode ser replantar a planta em um vaso maior.

Utilizando adubos líquidos, fazendo podas de limpeza e até trocando o substrato de tempos em tempos, é possível ter uma planta bonita em um vaso pequeno, como o clorófito por exemplo. Mas sem duvida, quanto mais espaço uma planta tiver para se desenvolver, melhor será para ela.

Veja no vídeo abaixo a diferença de tamanho entre um Clorofito que foi plantado em um vaso maior e o que ficou no mesmo vaso.


quarta-feira, 8 de março de 2023

Montagem de uma composteira caseira

A compostagem é um processo biológico de transformação da matéria orgânica, sendo a melhor maneira de reaproveitar os restos orgânicos e produzir um ótimo adubo rico em nutrientes para a horta e para as plantas ornamentais. 

Assista no vídeo abaixo como montar uma composteira com restos orgânicos e o resultado final do processo.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Como fazer o tutoramento da Couve Galega

É importante orientar o crescimento da muda de couve galega, principalmente nas primeiras semanas de desenvolvimento. As mudas de couve galega podem quebrar com facilidade, principalmente nos primeiros 30 dias de plantio, que é um período no qual a planta ainda esta frágil e fixando suas raízes no solo. Um dia de ventos fortes pode derrubar as mudas e assim prejudicar todo o cultivo.

Por conta disso, devemos fazer o tutoramento da muda, que nada mais é que colocar uma estaca ao lado da planta e amarrar a planta a essa estaca de forma que os ventos não consigam derrubar a muda. A estaca deve estar bem firme no solo, afinal ela precisa segurar a planta.

A forma mais comum de fazer o tutoramento é mesmo amarrando a planta a estaca, é preciso ter cuidado para não amarrar com muita força e acabar machucando a planta, principalmente se for utilizar algum tipo de linha.

Tutoramento da Couve-galega.

Normalmente o que eu costumo fazer é colocar de 2 a 3 estacas em volta da muda e amarrar com um arame de plástico a muda a elas ou então prender as estacas uma nas outras, de forma que a muda não consiga se mover caso ela receba ventos fortes, utilizando uma presilha de plástico.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Adubo líquido - Principais considerações

Os adubos líquidos são encontrados com bastante facilidade em casas de jardinagem e hortos. Existem diferentes tipos de adubos líquidos, esses adubos são excelentes para oferecer mais nutrientes para nossas plantas de forma fácil e rápida. 

Mas atenção, não utilize adubos de plantas ornamentais na horta. Para horta existem adubos próprios, que são desenvolvidos para o uso em hortas orgânicas. Então tenha atenção na hora da compra e peça ajuda a um vendedor se necessário.

Principais pontos ao usar um adubo líquido:

1) Leia a forma de usar o adubo para fazer a aplicação de forma correta e na proporção correta. Normalmente as orientações de como aplicar vem na parte de trás da embalagem.

2) Os dados que devemos ter mais atenção são: a quantidade de adubo para a quantidade de água, e o período do ano no qual a aplicação será realizada. Esses dados podem variar bastante, seja por conta do país onde o adubo foi comprado, pois as estações do ano podem ser diferentes, o tipo de adubo, se é por exemplo pra estimular produção de flores ou estimular o crescimento da planta, da marca do adubo, entre outros motivos.

3) Aplique o adubo correto para a planta correta. Ou seja, não utilize um adubo de plantas suculentas em uma horta. Utilize um adubo para plantas de folhas verdes em plantas com folhas verdes.

Adubo líquido

Assista no vídeo abaixo como fazer a aplicação de um adubo para plantas de folhas verdes.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Como fazer a colheita total da Salsinha

Normalmente eu realizo a colheita da salsa aos poucos, cortando as folhas e os galhos mais antigos, dessa forma a planta consegue concentrar suas energias nos novos brotos e assim teremos sempre uma planta saudável e se desenvolvendo.

Salsa pronta para colheita

Mas uma outra forma de fazer a colheita é cortando todos os galhos de uma única vez. Para isso devemos juntar os galhos da salsa com as mãos e com o auxílio de uma faca ou uma tesoura cortar todos os galhos a cerca de 4 cm de altura do solo. Não corte muito próximo do solo, essa altura de uns 4 cm é o ideal. Aproveite para cortar galhos que parecem mal desenvolvidos ou secos, deixe apenas os mais verdes.

Realizando a colheita

A maior vantagem em realizar a colheita desta forma, é que a planta fará uma renovação completa de folhas e galhos. E depois de algumas semanas será possível fazer novas colheitas.

Uma desvantagem é que vamos colher uma grande quantidade de salsa de uma única vez e será preciso guardar essa salsa caso não seja possível usar tudo que foi colhido. Guardar não é um problema, mas tem pessoas que gostam de ter a salsa sempre na horta para fazer colheitas de folhas frescas e usar logo em seguida.