A Jiboia é uma planta de fácil cuidado, por ter uma bela folhagem é muito usada em ambientes internos como decoração.
No plantio inicial é importante adicionar ao solo algum composto orgânico. A terra deve ser mantida sempre úmida, em média 3 a 4 regas por semana são suficientes, mas no verão pode ser necessário um pouco mais. De preferencia deve ser cultivada a meia sombra, resiste bem ao sol direto, mas uma exposição prolongada pode queimar suas folhas.
É uma planta que não da muito trabalho de manutenção, porém, para que a Jiboia esteja sempre bonita, é bom cortar galhos velhos e mal desenvolvidos. Pode ser cultivada em qualquer tipo de vaso, sendo mais comum ser plantada em vasos suspensos, quanto mais espaço disponível no solo tiver, maior a planta vai ficar, sendo difícil dizer exatamente qual tamanho pode atingir. Tenha cuidado apenas ao cultivar em canteiros com outras plantas, por ser uma planta trepadeira, pode se apoiar em outras árvores para se desenvolver e acabar prejudicando as mesmas.
Para fazer mudas de Jiboia, o melhor método é a estaquia, basta cortar um galho saudável e plantar em uma terra rica em matéria orgânica, em menos de 1 mês as mudas já vão começar a apresentar raízes. Lembre-se de manter sempre a terra úmida e longe do sol direto durante o processo de enraizamento.
Jiboia |
Onde plantar a Jiboia?
Vasos suspensos, jardineiras e canteiros.