A Espada de São Jorge é uma das plantas mais fáceis de se cultivar, é muito resistente e não exige muitos cuidados, produzir mudas dessa planta também é bem simples. As duas principais formas são a divisão de touceiras e a estaquia.
O processo de estaquia é super eficiente e permite que façamos várias mudas a partir de uma única folha, para isso, basta pegarmos uma folha (de preferencia grande) e cortar em pedaços de aproximadamente uns 15 cm cada. Coloque os pedaços de folhas em um recipiente como o da foto abaixo, e aguarde o crescimento das raízes. Esse método tem duas desvantagens, a primeira é que é preciso manter a terra sempre úmida para que as raízes se desenvolvam, e a segunda é que demora um pouco até as raízes começarem a aparecer.
Produção de mudas através das folhas |
Já no processo de divisão de touceiras, nós retiramos as mudas que se formam durante o desenvolvimento da planta. A Espada de São Jorge vai se espalhando e gerando novas plantas que ficam presas a planta principal através do rizoma, para separar essas mudas, nós tiramos a planta do vaso e cortamos esses rizomas. Para obter mudas por esse método é preciso observar se a planta principal se espalhou e gerou novas plantas. A grande vantagem nesse método é que as mudas já tem um sistema radicular desenvolvido, como pode ser observado na foto abaixo, e já podem ser plantadas diretamente no local definitivo, uma desvantagem é que dificilmente uma única planta vai gerar várias mudas em um curto período de tempo.
Mudas prontas para plantio |
Qualquer um desses métodos vai funcionar bem, mas cada um tem as suas limitações, basta ver qual vai funcionar melhor para você e começar a multiplicar a sua Espada de São Jorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário