sábado, 26 de junho de 2021

Como produzir mudas da Crassula

Podemos cultivar a Crassula em ambientes internos bem iluminados, o ideal é que ela receba também um pouco de sol diretamente. É uma planta com pouca necessidade de manutenção e perfeita para vasos pequenos. 

Para fazer novas mudas é o processo básico da estaquia de galhos. A seguir todas as etapas:

1) Devemos sempre selecionar galhos saudáveis e com novas brotações, o tamanho dos galhos para esse processo pode ser entre 5 a 8 cm.

2) Retire as folhas da base da estaca, deixe apenas as folhas mais novas.

3) Em seguida plante as estacas em algum recipiente.

Estacas sem folhas na base

4) Faça uma rega para deixar o solo bem úmido.

5) O substrato deve ser de fácil drenagem, se achar que sua terra esta muito compactada, misture um pouco de areia.

6) Mantenha o recipiente com as mudas em local bem iluminado, pode até receber um pouco do sol da manhã que costuma ser mais fraco, faça regas para manter o solo levemente úmido durante todo o processo.

Talvez seja necessário um pequeno tutor para ajudar a manter o galho no local e na posição correta, um palito já resolve essa situação. Basta encostar o palito nas folhas do galho.

Muda desenvolvida

O tempo para as mudas se formarem vai depender de diversos fatores. Mas de uma forma geral, em 1 mês já é possível ter estacas com raízes. Uma indicação de que o processo esta correndo bem e que as raízes estão se desenvolvendo, é quando novos brotos começam a surgir na estaca. 

Para ter o sistema radicular desse tamanho da imagem abaixo, foi preciso cerca de 45 dias. Essa muda já esta pronta para o plantio no local definitivo. 

Muda com raízes desenvolvidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário