sábado, 23 de janeiro de 2021

Dicas de cultivo da Pitaya

A Pitaya é um fruto que vem conquistando cada vez mais pessoas e que oferece muitos benefícios para a saúde, e o melhor é que podemos cultivar essa planta em vasos no nosso jardim. 

Pode ser cultivada em canteiros, diretamente no solo ou mesmo em vasos. Se for cultivar em vasos, priorize os maiores, quanto mais espaço a planta tiver para se desenvolver, maior será a produção de frutos. O solo ideal deve ser bem adubado e de fácil drenagem, as regas precisam ser moderadas e a planta deve ser cultivada em local de sol pleno. Para proteção do solo e das raízes, é interessante fazer uso do mulching.

É fundamental fazer o tutoramento da planta, ou seja, precisamos construir um suporte para que a planta cresça pra cima dele. Nos primeiros meses é preciso guiar seu crescimento para cima, podando os galhos que nascem para as laterais. É interessante ter um outro tipo de suporte na horizontal, para poder apoiar os galhos que vão ramificar e produzir os frutos. Na foto abaixo, temos uma planta que se desenvolveu ao lado de um muro e seus galhos para produção de frutos estão apoiados em cima do mesmo.

Pitaya

As podas são outro fator importante para sucesso no cultivo da Pitaya, devemos podar os galhos que já produziram e também retirar brotações em excesso, para a planta não ficar com muitos galhos e concentrar suas energias apenas nos novos frutos.

As mudas são feitas por sementes ou estaquia. O ideal é utilizar o método da estaquia, devemos escolher um ramo saudável, de 20 a 50 cm, de uma planta que já produza e plantar em solo adubado e de fácil drenagem, em cerca de 3 meses já é possível ter uma muda para plantio em local definitivo.

Fruto da Pitaya em formação

Flor da Pitaya

Nenhum comentário:

Postar um comentário