As mini rosas, também chamadas de mini roseiras, são lindas plantas que geram flores o ano inteiro, sendo a primavera e o verão as estações de maior floração. Diferente da roseira comum, elas não ficam muito grandes, logo podem ser cultivadas em vasos de pequeno a médio porte.
Atingem no máximo 60 cm de altura, por isso são uma ótima opção para quem não tem muito espaço e gosta de ter roseiras no jardim. Regue bastante nos primeiros meses do plantio, o ideal é regar pela manhã e na parte da tarde, mas jamais encharque a terra pois as raízes da planta podem apodrecer, quando ela começar a se desenvolver e a gerar flores, as regas podem ser feitas apenas uma vez ao dia, de forma que a terra fique apenas úmida.
Apresentam galhos finos, com folhas pequenas e rosas também pequenas, devem ser cultivadas a sol pleno, em solo bem adubado, podendo ser necessário realizar adubações durante o ano. As podas são importantes para manter essa planta bonita e saudável, é preciso estar sempre atento para retirar os galhos velhos e principalmente as rosas mortas.
Mini Rosa em processo de abertura |
Podem sim ser cultivadas dentro de casa em um vaso, mas essa planta precisa de sol para se desenvolver e gerar flores, sendo necessário no mínimo 4h de sol direto, então é importante avaliar o local onde o vaso ficará para que a planta tenha condições de crescer de forma saudável.
As mudas são feitas através da estaquia, onde se deve cortar um galho saudável, retirar a maioria das folhas e plantar em um recipiente com terra rica em matéria orgânica. Lembrando que as estacas devem ficar em local sombreado e a terra deve ser mantida úmida, quando começarem a surgir os primeiros brotos é porque as raízes estão se desenvolvendo.
De maneira geral, é uma planta fácil de se cuidar, com atenção aos cuidados básicos citados nesse artigo, com certeza é possível ter uma planta gerando belas flores o ano inteiro.
Mini Rosa totalmente aberta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário