A Jiboia é uma linda planta ornamental, fácil de se cultivar e uma excelente opção de planta para se ter em vasos suspensos dentro de casa. Se desenvolve rapidamente se estiver nas condições ideais e a produção de mudas se faz através do processo de estaquia.
Essa planta pode ser cultivada a sol pleno ou meia sombra, mas caso fique muitas horas exposta ao sol, suas folhas podem apresentar queimaduras, o que deixa a planta esteticamente feia.
A bela folhagem da Jiboia |
Para produzir mudas, devemos procurar por um galho saudável e que apresente algumas raízes brotando, como o da foto abaixo, isso vai facilitar muito o processo de crescimento da muda. Utilizando uma tesoura, corte o galho selecionado.
Galho de Jiboia |
Plante o galho em um recipiente com terra adubada, um pote de sorvete é uma boa opção, coloque esse recipiente longe do sol direto, molhe bastante logo após o plantio e mantenha a terra sempre úmida até começarem a nascer novas folhas.
Se o processo ocorrer bem, em aproximadamente 2 meses já é possível ter uma muda desenvolvida e pronta para plantio em local definitivo, lembrando que no plantio inicial da Jiboia é importante utilizar uma terra rica em matéria orgânica e realizar regas diárias nas primeiras semanas, que é quando a muda esta se adaptando.
Galho plantado |
Nenhum comentário:
Postar um comentário