sexta-feira, 4 de maio de 2018

3 dicas importantes sobre as Samambaias

A Samambaia é uma das plantas mais bonitas para se ter em vasos suspensos, podendo ser cultivada em ambiente externo e interno. Apresenta um rápido crescimento, mas para isso precisa ser cultivada nas condições ideais.

É uma planta de fácil cultivo, porém, é necessário ter atenção a alguns detalhes que são de extrema importância para seu desenvolvimento. O tipo de solo que será usado no plantio e o local onde ela ficará são fatores que vão determinar o bom desenvolvimento ou não dessa planta. 

1) Solo

É uma planta bem exigente em relação as condições do solo, precisa ser cultivada em solo muito bem drenado, rico em matéria orgânica e com regas regulares de maneira que mantenha a terra sempre úmida. Não tolera encharcamento, o excesso de água no vaso, seja por conta de um sistema de drenagem ruim ou exagero nas regas, pode apodrecer suas raízes.

2) Sol direto

A Samambaia precisa de luminosidade, o sol direto tende a queimar suas folhas, a deixando com uma aparência bem feia e prejudicando seu desenvolvimento. Os locais que recebem a luz do sol de forma indireta são os melhores para cultivar a samambaia, como por exemplo de baixo de árvores de médio e grande porte. 

3) Ventos

Esse é um fator que poucas pessoas reparam, os ventos fortes são prejudiciais para o desenvolvimento da Samambaia, desfolhando seus galhos. Se sua planta estiver apresentado galhos feios, com poucas folhas e mal formados, verifique se no local onde ela esta plantada o vento a atinge com maior intensidade. Muitas vezes o ambiente interno pode ser a melhor opção para se cultivar a Samambaia, pois ela ficará protegida tanto do sol direto como também dos ventos mais fortes. 

Samambaia em um jardim vertical

Nenhum comentário:

Postar um comentário