Existem vários processos para produzir mudas e gerar novas plantas para o jardim. A estaquia e a divisão de touceiras são os métodos mais utilizados.
Na estaquia as mudas são produzidas através do corte de galhos ou folhas de uma planta, já na divisão de touceiras, é feita a separação de brotos que nascem em volta da planta principal. Pelo método da estaquia, na maioria das vezes, é possível produzir mudas em maior quantidade, pois se pode cortar vários galhos de um única planta, já na divisão de touceiras ficamos limitados a quantidade de brotos gerados pela planta em determinado período.
Algumas plantas só podem ser reproduzidas através da divisão de touceiras e outras apenas através da estaquia, mas também existem plantas que se reproduzem pelos dois métodos, como a Espada de São Jorge por exemplo.
Independente de qual método for utilizado, os cuidados tomados com a muda devem ser os mesmos, a grande diferença de um método para o outro, é que na divisão de touceiras a muda já tem raízes, o que facilita muito seu desenvolvimento e a deixa um pouco mais resistente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário